Mostrando postagens com marcador cabelo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cabelo. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Quase tudo sobre: meu cabelo

Há muuuito tempo aqui no blog tinha a série 'quase tudo sobre', em que eu fazia um resumo de coisas relacionadas a um tema, tentando trazer muita informação em um post só. E nessa série eu fiz um post sobre meu cabelo, na época eu ainda usava progressiva e dei informações sobre o produto e outras coisas que eu fazia pra manter. Muita coisa mudou e eu resolvi fazer um Quase Tudo Sobre atualizado e fresquinho com todos os produtos e algumas técnicas para cuidar do meu cabelo que pode servir para vocês também.
Tipo de cabelo: A maioria das cacheadas conhece a definição dos tipos de cabelo. Eles variam entre o 1A (cabelo super liso) até o 4C (cabelo super cacheado/crespo). Essa é uma tabela didática e serve para achar inspiração ou técnicas e produtos que geralmente dão certo com esse tipo. Nem todo mundo sabe o seu, você pode ter vários tipos em uma só pessoa, ou não se encontrar em nenhum. Enfim, a título de curiosidade, meu cabelo é um 3b.


Química: Atualmente eu não tenho nenhum procedimento químico nos meus fios. Seja estrutural (relaxamento, alisamento) ou de coloração (descoloração, luzes, tinta, etc). Isso não é eterno, mas eu prefiro não fazer nada que não seja reversível agora, porque cabelo cresce, mas demora.
Cuidados básicos: Minha rotina é bem tranquila em relação ao cabelo. Lavo 2 ou 3 vezes na semana. Costumo hidratar durante o banho quando estou com pressa, mas tento ao menos 1 vez na semana, deixar o creme mais tempo, numa touca pra potencializar o efeito. Não sigo cronograma porque não tenho disciplina, nem paciência, nem tempo quando estou estudando. Costumo fazer muitas nutrições e quase nunca reconstrução porque meu cabelo não fica legal depois.
Finalização: Como eu já disse, não tenho muito tempo pra cuidar de cabelo em período de aulas, então tive que aprender a finalizar de um jeito rápido. Fitagem daquele jeito tradicional é impossível quando eu tenho que acordar e ir pra faculdade em meia hora. Por isso eu finalizo usando uma escova -colocar foto- e os cremes de sempre. Algumas meninas do grupo Cacheadas em Transição me perguntaram como eu faço para não deixar a raiz grudada na cabeça. Eu tinha essa mania, por achar que ele ia ficar muito volumoso se eu não deixasse assim, mas aí ele ficava naquela forma de pirâmide que ninguém gosta. Consegui resolver da seguinte maneira. Depois de ter passado creme e penteado tudo, separo o cabelo do topo da cabeça, e passo mais produto. Penteio esses fios para cima, ao invés de dividí-lo de lado, e jogo os cachinhos pra trás. Amasso o cabelo todo com as mãos pra estimular os cachinhos e deixo secar sem mexer. Quando o cabelo tiver seco, consigo jogar ele pra qualquer lado com a raiz solta e bem móvel.
Produtos: Eu mudo direto de produtos, gosto de testar bastante coisa, então essa lista vai estar desatualizada em breve. Mas vamos ao que interessa, o que eu uso na juba.
    Shampoo: Pantene Cachos Definidos
Creme de Tratamento: Tresemmé Cachos Perfeitos
Condicionador: Kanechon Aloe Vera
Cremes de Pentear: Novex Meus Cachos Soltos/Yamasterol Queratina/Salon Line Brilho Máximo





quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Resenha: Creme Para Pentear Brilho Máximo

O produto da resenha de hoje é o creme de pentear que eu estou amando no momento. Eu vivo trocando de produtos pro cabelo, pra testar coisas novas e esse eu comprei com algumas indicações das meninas do grupo Cacheadas em Transição. Então, já fui com expectativas pra testar o produto que não me decepcionou.
Marca: Salon Line
Conteúdo: 400 ml (tudo de bom pras cacheadas né?)
Composição: Aqua, Glycerin, Disodium EDTA, Astrocaryum Murumuru Seed Butter, Behentrimonium Chloride, Cetearyl Alcohol, Orbignia Speciosa Kernel Oil, Paraffinum Liquidum, Petrolatum, Cetrimonium Chloride, Cyclopentasiloxane, Dimethiconol, Parfum, Phenoxyethanol, Methylparaben, Propylparaben, Ethylparaben, Butylparaben, Mangica Indica Seed Oil, Argania Spinosa Kernel Oil, Collagen, Alpha-Isomethyl Ionone, Benzyl Salicylate, Buthylphenyl Methylpropional, Citronellol, Coumarin, Eugenol, Geraniol, Hydroxisohexyl 3-cyclohexene Carboxaldehyde, D-Limonene e Linalool (MEU DEUS QUE FÓRMULA ENOOOORME)



Proibido pra No e Low Poo

O que o fabricante diz: A Salon Line expert em cuidar de cabelos cacheados, crespos e volumosos desenvolveu um tratamento intensivo para deixar os cabelos bem tratados e saudáveis. O creme para pentear Salon Line possui fórmula exclusiva com óleo de manga, óleo de argan e colágeno, que definem e modelos os cachos, deixando-os hidratados, disciplinados e sem frizz.
O que eu achei: O produto tem uma fórmula cheiiia de óleos, bem interessante. Deixa o cabelo bem definido e controla o frizz. Na embalagem ele diz que é redutor de volume, sinceramente acho que não. Dá pra alterar muito o resultado do creme com a finalização que a gente segue, darei exemplos no fim do post.
Textura: Consistente e bastante oleosa. Fácil de espalhar.

Cheiro: Bem docinho e característico. Não fica um cheiro forte no cabelo depois, então não vai interferir com seu perfume.
Preço: Não lembro quanto eu paguei, mas na loja online da Salon Line o de 1 kg sai por 21,04 reais.
Análise Final: O creme é bem oleoso, e firme na medida certa. O cheiro na hora da aplicação não é o que eu mais gosto, mas some fácil. O produto não é caro, foi fácil de achar e dá o resultado que eu quero dependendo da finalização. Abaixo alguns dias diferentes que finalizei com esse produto. Nota 9/10
 

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Como fazer cauterização com chapinha

Pra esse post eu contei com minha irmã. O cabelo dela tava precisando super! Quero começar me desculpando, porque esqueci de fazer um antes com o cabelo seco.
Esse é o cabelo ~molhado~ da minha irmã antes.
1- Limpeza: O ideal é lavar o cabelo com shampoo antiresíduos. A gente usou shampoo comum mesmo. Não usamos nenhum condicionador, ele sela as cutículas e não deixa o produto ser absorvido tão bem. Retiramos o excesso de água com toalha mesmo.
2- Aplicação do produto: Usamos a Queratina Líquida da Niely Gold. Apliquei pouca quantidade em pequenas mechas e penteei o cabelo todo. Dei atenção maior as pontas que estavam judiadas.
3- Secagem: Secamos o cabelo com secador. Fiz uma escova rápida.
4- Prancha: Essa parte é importante e deve ser feita com o cabelo completamente seco. Para selar a queratina dentro da fibra capilar, separe mechas finas e pranche o cabelo todo. Atenção especial para as pontas.
Resultado:

As pontas ganharam outra cara. E o cabelo ficou com um toque de cabelo tratado, parece estar mais forte.
O importante é fazer o tratamento com frequência, cabelos com processos químicos precisam de mais cauterizações. Cuidado com a quantidade de aplicações também. Queratina em excesso tem efeito contrário, pode deixar o cabelo quebradiço.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Tag - Minha Transição (em texto)

Oi galera. Hoje eu quis trazer em texto, uma tag que resume bem toda a minha transição que finalmente chegou ao fim!

1- Quando tempo você tem/teve de transição?
Minha transição durou quase 2 anos. Eu fiz minha última química em 01/08/2015 e resolvi entrar em transição 2 meses depois dessa química. Eu usava progressiva, que eu contei nesse post de muitos anos atrás.
2- Você pensa em fazer Big Chop ou fez?
Big Chop significa Grande Corte, no qual você retira toda a química do cabelo. E acabou, que eu não fiz isso. Lógico que teve o momento que todas as pontas foram cortadas, mas foi um processo gradual. Não cheguei a ter o cabelo curtíssimo. Meu último corte que tirou todas as pontas lisas da frente do cabelo foi dia 22/07/2015.

3- Por que você decidiu entrar em transição?
Primeiro foi uma decisão política, parar de aceitar padrões impostos por uma cultura racista. Depois foi uma decisão de estética, nas buscas por inspirações sempre achava o natural mais bonito, combinando melhor com aquela pessoa, emoldurando o rosto que foi projetado pra aquele cabelo. E esses dois fatores se combinam até hoje para me achar bonita e feliz como eu sou. Eu falei mais sobre o porquê nesse post.
4- Quem te inspirou a fazer?
Eu tive muitas inspirações, muitas pesquisas e tudo. Não tive alguém tão forte, mas a Dani Azevedo tem um cabelo maravilhoso e inspirador. A Priscila Silva também tem um cabelo lindo, mas eu tenho uma admiração especial por suas opiniões e modo de se expressar.
5- Quais coisas mudaram na sua vida durante e depois da transição?
Primeiro o modo como eu trato meu cabelo. Mudou completamente a rotina de cuidados, hidratações e tudo. Segundo, a autoestima. Eu virei outra pessoa, muito mais confiante, mais segura e passei a me amar. Eu odiava meu cabelo de um jeito que só quem já lutou contra si mesma sabe. E essa é a mudança mais importante pra mim, passei a me amar, amar meu cabelo e amar quem eu sou.
6- Teve apoio familiar?
Tive e não, ao mesmo tempo. Uma parte gosta, outra não. Mas minha mãe, entrou em transição comigo, ficou cacheada antes de mim, e foi muito importante nesse processo todo.
7- Como levou as críticas?
Ninguém virou pra mim e me mandou alisar, falou que eu tava feia, essas coisas que eu vejo meninas falando que sofrem. Então não tive muitos problemas. Foi bem tranquilo em relação a isso.
8- Alguém a sua volta entrou em transição depois de você?
Minha mãe. Como eu disse ela entrou junto, pra me apoiar. E permanece com seus cachinhos até hoje.
9- Acha que ser cacheada é uma moda?
Não! De jeito nenhum. Moda é uma coisa passageira, e tipo de cabelo não é algo que se muda do dia pra noite. É preocupante que a mídia mostre a transição de meninas, blogueiras cacheadas, como alguém 'na moda'. Acho que ninguém entra em transição e passa por tudo, por mais fácil que a transição dela seja apenas pra estar na moda. Além de que a gente teria que ter uma bola de cristal para adivinhar a tendência de dois anos depois, e largar as químicas antes.
10- Diga o que mudou no dia-a-dia depois de assumir a sua beleza natural:
A frequência de lavagens, e o tempo gasto. Eu não incomodo de sair com o cabelo cacheado molhado, então só levo uns 20 minutos pra lavar e finalizar o cabelo antes de sair de casa quando não faço hidratação. Isso me anima a lavar o cabelo quando eu quiser. Antes eu levava 1 hora, 1 hora e meia pra lavar, secar e cachear com chapinha, desanimava muito, principalmente de hidratar, porque demorava muito o processo inteiro.
11- Diga uma frase que inspire outras meninas a serem naturais:
O processo não é feito de mil maravilhas, mas cada dia você se ama mais. Autoestima é muito importante numa sociedade que pressiona tanto as mulheres a serem perfeitas para outras pessoas, enquanto desmoronam por dentro. Se amar é parte de uma revolução.
12- Qual foi o pensamento pra ter força e determinação para conseguir o que você tem hoje?
Pensamento crítico principalmente. Quando muita gente entra em transição por motivos estéticos mesmo, com os cuidados o cabelo fica mais bonito, mais tratado e simplesmente deixam a transição pra lá pra cuidar do cabelo alisado. Ter um pensamento crítico sobre o porquê eu alisei em primeiro lugar, o porquê de odiar meu cabelo natural, foi o que me fez seguir em frente.

sábado, 25 de julho de 2015

Resenha Manteiga de Argan e Arginina

Oi galera, hoje o post é sobre um conhecido de muitas cacheadas, mas que pode ser super legal pra quem tem cabelos secos ou danificados em geral. Estou falando da Manteiga de Argan e Arginina da Soft Hair.
Marca: Soft Hair
Conteúdo: 220g
Composição: Aqua, Cetearyl Alcohol, Cretimonium Chloride, Hydrogenated Vegetable Oil, Argania Spinosa Oil, Isopropyl Palmitate, Parfum, Linalool, Phenoxyethanol, Methylparaben, Propylparaben, Ethyparaben, Butylparaben, Arginina, Citric Acid, Cl 19.140, Cl 15.510

Liberado pra Low e No Poo. Contém parabenos e corantes. 

O que o fabricante diz: Trata profundamente os fios, agindo na reconstrução da raiz até as pontas. Sua fórmula apresenta a combinação perfeita entre o poderoso óleo de Argan e o aminoácido essencial chamado Arginina, uma fonte de força e revitalização para os cabelos quebradiços e danificados. A arginina auxilia na nutrição do bulbo capilar e no selamento das cutículas dos cabelos, minimizando o efeito arrepiado. As propriedades restauradoras, derivadas da alta concentração de vitaminas D e E contida no Argan, garantem brilho e sedosidade dos fios. Indicado para todos os tipos de cabelos, em especial os agredidos por processos químicos.
O que eu achei: Com base no que eu destaquei, vamos analisar. Pra quem conhece o cronograma, a fórmula tem como um dos últimos componentes a arginina, então não tem um poder reconstrutor tão potente. Eu considero isso um ponto positivo, já que quando uso produtos que se dizem reconstrutores, deixa meu cabelo muito rígido e feio. Ele tem uma quantidade de óleo de Argan considerável e realmente deixa o cabelo brilhoso. Não indico pra todos os tipos de cabelos, por ter muito óleo, pode pesar em cabelos mais oleosos. 
Textura: Ele é bem molinho. escorre bem. O que é um ponto positivo na hora de espalhar, mas faz uma meleca no banheiro. 

Cheiro: Não é o melhor do mundo, mas sai quando enxágua e passa condicionador.
Embalagem: É o ponto fraco do produto. A embalagem é de vidro, portanto não deve ser manuseada com mãos molhadas, o que complica bastante. Ela é bem feiosinha também e meio chata de abrir. Ponto positivo é que pode ser reutilizada e reciclada, então quando o seu acabar, entregue na coleta seletiva ou use em algum projeto DIY em casa. 
Como eu usei: Depois do shampoo, passei ele no cabelo e enluvei, deixei descansar, sem touca por uns 30 minutos. Enxaguei com água fria, passei o condicionador e finalizei como sempre. 
Resultado: Cabelo macio, gostoso ao toque e brilhoso.  

Preço: Paguei algo em torno de 15 a 18 reais em loja física, não lembro ao certo. Em breve pesquisa achei de 15 a 30 reais na internet. Os valores variam bastante, então é bom pesquisar.

Análise final: A composição tem bastante ativos, mas tem parabenos e corantes desnecessários. A textura é boa e o cheiro não é forte e não fica no cabelo. A embalagem poderia ser melhor. O rendimento é ótimo. Já usei várias vezes e ainda não está na metade. O preço não é absurdo e o resultado é maravilhoso. Nota 8/10

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Low/no poo. Especialistas X "Praticantes"

Há um tempo eu estava querendo começar a rotina low poo, por achar ela mais fácil de ser seguida que a rotina no poo, além de ver ótimos resultados nos relatos das meninas. Primeiro, pesquisei nos blogs e grupos do facebook, mas eu senti muita falta de uma explicação científica e o que dizem os especialistas. E aí veio o problema na minha opinião. Não achei nenhum tricologista a favor dessas rotinas, o que me deixou com o pé atrás.
A rotina low poo exclui o lauril éter sulfato de sódio, um detergente forte e barato comum nos shampoos e que pode ser alérgeno para algumas pessoas, petrolatos, derivados do petróleo que dão aspecto de 'brilho' no cabelo, silicones (eu realmente não sei a diferença dos solúveis e insolúveis e quais são os proibidos e permitidos, no google você acha fácil as tabelas), derivados de pedras de quartzo que dão brilho ao cabelo e parabenos, substâncias que evitam a proliferação de microorganismo e que comprovadamente causam alterações no sistema hormonal. (FONTE)
O que os especialistas dizem:
Todas as opiniões de tricologistas, que eu li, sobre o assunto foram desfavoráveis as técnicas. Eles afirmam que o famoso combo ''bicarbonato de sódio e vinagre' altera o pH do cabelo e pode causar queda. Além disso condenam o famoso 'co-wash' porque dizem que condicionador não tem agentes de limpeza necessários ao couro cabeludo. (FONTE)
O que as 'praticantes' da técnica dizem:
O lauril éter sulfato de sódio é um detergente forte e remove a oleosidade natural do cabelo, ressecando os cabelos secos e causando efeito rebote nos oleosos. Entretanto ele é necessário pra remoção de compostos comuns em cremes como silicones insolúveis e parafina líquida (petrolato).
A parafina líquida, óleo mineral, petrolatos impregnam os fios e causam um falso aspecto saudável, impedindo que o cabelo seja realmente tratado.
Os silicones (alguns) não são retirados pelos shampoos mais fracos, e por apenas darem brilho, sem tratar os fios, devem ser retirados pelos praticantes de low poo. Os silicones insolúveis são abolidos pelos praticantes de no poo.
Por fim os parabenos são substâncias tóxicas que causam alterações hormonais e devem ser retirados para um cuidado mais saudável com o cabelo.
Minha opinião:
Aqui chega minha vez de falar. Eu estou bem dividida até o momento. Os especialistas não demonstram conhecer a fundo a técnica e além disso não podemos negar que há interesse econômico em não difundir essa técnica. Os produtos 'proibidos' são de grandes marcas, enquanto a técnica é baseada em muita receita caseira que não darão dinheiro pras grandes empresas. Entretanto a técnica não tem respaldo de nenhuma grande pesquisa, baseando-se em boca-a-boca e relatos de praticantes. O que eu pensei em fazer aqui foi trazer um pouco dos dois lados. As matérias de ambos os lados são extremamente tendenciosas. É bom questionar e decidir o que é melhor pra você mesma.

domingo, 16 de março de 2014

7 meses de transição capilar - Como estou lidando

Minha última química foi no dia 1 de agosto. De lá pra cá meu cabelo cresceu muito, responde bem ao que faço nele e tem me feito feliz e animada.
Ao longo desses meses de transição, eu tive apenas um dia realmente ruim com meu cabelo: uma texturização que não deu certo e tinha festa no dia. Como estou lidando muito bem com a transição, me sentindo bonita e gostando dessa fase, resolvi fazer esse post, principalmente pras meninas do Cacheadas em Transição, que estão passando por alguma fase difícil.
Meu cabelo no terceiro day after (segunda 10/03)

Meu cabelo no dia que lava (terça 11/03)

Com 7 meses de transição, e o cabelo nessa situação quando tinha 2 meses de processo

a diferença é gritante.

Não faço cronograma. Tentei, mas é muita preguiça e o tempo na minha cidade não ajuda, quando eu invento de lavar cabelo, chove. Não dá seguir tabela assim.  Entretanto, sempre que lavo faço algum tratamento, mesmo que seja de 3 minutos com aquelas máscaras rápidas. 
Pra finalizar eu uso muito creme e a técnica Rake and Shake (adaptada, não sacudo, só amasso)

Os produtos que eu uso:

Shampoo Brilho Vitaminado
Esse shampoo é transparente, mas vermelho (deu pra entender?). Ele limpa bem, tem um cheiro maravilhoso, e não ressecou meu cabelo. Nenhum shampoo hidrata o cabelo, mas eu sinto que esse agride menos. Já estou no segundo tubo e mesmo gostando de testar produtos novos sempre, não quero trocar.

Creme de Tratamento HidraCachos
 Deu pra perceber que estou testando Garnier né? Esse creme tem uma boa consistência e é bom. Eu trocaria ele por outros, e gosto de testar coisas novas. Ele não é nada surpreendente, mas se você gosta de máscaras de 3 minutos é uma boa opção. No cronograma ele está na etapa hidratação

Creme de Tratamento Manteiga de Karité
Kanechom é uma marca bem baratinha e tem muitas máscaras diferentes. Comprei essa pra testar e uso como condicionador, e quando quero fazer nutrição misturo azeite extra-virgem nela. As máscaras da Kanechom em geral são pouco consistentes e com poucos ativos, por isso sempre 'batizo' ela quando quero usar como tratamento. Ela vale o preço, afinal é um 1 quilo de creme por 5 reais, e usando como condicionador, ela rende bastante. 

Creme pra Pentear Óleo de Argan Pós Química
Esse creme é muito bom! Ele é bem consistente, mais até que os dois de tratamento ai em cima. O cheiro dele enquanto molhado é bem característico e eu não gosto muito. Com o rake and shake ele deixa o cabelo durinho quando seca, mas é só amassar com a mão mesmo que sai esse aspecto. Ele segura os cachos e eu gosto bastante. Os cremes da Niely sempre tem aminoácidos e é assim que eu faço minhas reconstruções. Meu cabelo não curte colocar queratina de uma vez, então vou repondo os aminoácidos sempre que uso. 

Tônico de Alho
Usei dois tubos grandes dele até agora. Não consigo ser muito disciplinada (o ideal é usar 3 vezes na semana), porque você tem que lavar no dia que passa e eu tenho esse problema com dia de lavar cabelo. Ele ajuda a crescer o cabelo e a controlar a caspa. O cheiro é bem característico do alho mesmo e muita gente não gosta. Eu não me incomodo, mas não dá pra sair na rua usando isso. Ele tem álcool, então é bom sempre fazer hidratação quando usa ele, porque resseca. Só pode passar no couro cabeludo, porque como eu disse, resseca os fios. 

Eu não tenho muitos produtos e é basicamente isso que eu faço no dia-a-dia. Estou feliz de estar em transição e espero que o post ajude vocês. 



segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Hidratação de maizena

No início da transição eu torcia muito o nariz (e ainda torço) pra receitas caseiras pro cabelo. Até hoje só fiz duas. A hidratação de banana que eu não gostei e a de maizena que fiz na semana passada.
Como fazer e o que vai precisar vocês conferem agora.
1 copo de água, um creme de hidratação (estou testando esse, se eu gostar falo dele por aqui), uma colher de sopa de maizena. 

Misture uma colher de sopa de maizena em pouco mais da metade de um copo de água. Dissolva bem pra não empelotar.

 Coloque a mistura em fogo médio e vai misturando sem parar até engrossar. Não pare se não empelota.
A mistura vai ficando transparente, quando ela chegar em uma textura cremosa passe pra um potinho pra misturar com creme. 


 Misture com 2 colheres do creme de hidratação. Essa quantidade deu pro cabelo todo e sobrou um pouco.
 Aqui a hidratação está no cabelo. Apliquei mecha à mecha, enluvando direitinho, ainda com o creme morno. Não passei até ficar escorrendo porque não vejo necessidade. Eu coloquei touca térmica porque estou acostumada a fazer isso sempre e acho estranho não usar touca com cremes de tratamento.
Aqui após retirar a hidratação. Deixei por 35 minutos (era pra ser 30, mas eu tava ocupada) e enxaguei.

Aqui está finalizado e molhado ainda. Eu esqueci de tirar foto depois de seco.

As meninas sempre falam que essa hidratação define muito, mas pode ser que por estar em transição eu não tenha sentido esse efeito. Foi boa pro meu cabelo, de um jeito normal. Vou testar o creme separado pra ver se sinto bem a diferença.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Tag: Transição Capilar

Vi essa tag num vídeo e fiquei com vontade de responder as perguntas, mas como sou muito tímida pra vídeos, resolvi fazer um texto. Assim vocês que também tão em transição já pegam as perguntas digitadas para responder. =D
1- Qual o momento mais difícil no seu ponto de vista na transição? Aceitação ou críticas?
Sinceramente, não estou tendo nenhum problema com isso atualmente. Aceito meu cabelo até com duas texturas, e sem críticas. Acontece muito pouco, dentro de casa, quando eu acordo tipo um leãozinho, mas na rua, com amigos só tenho recebido elogios, e olha que é com o cabelo metade liso metade enrolado.
2- Quantos cm cresceu?
Muito difícil responder essa. Cada lugar cresceu de um tamanho. Mas em média são 10 cm. Achei lugares com 7, 9, 10, 12... Socorro. kkkk. Estou em transição há quase 6 meses.
3- Por que decidiu entrar em transição?
De um tempo pra cá me envolvi mais com questões de gênero e raciais e entrar em transição pra mim foi principalmente uma decisão política. Depois veio a admiração aos cachos e a vontade de economizar e ter menos trabalho com os cabelos.
4- Quem mais te apoia nesse momento?
Meu namorado com certeza. Ele já tem o cabelo todo enrolado, lindo e natural. Ele me apoia muito, me elogia sempre e é um amor comigo nessa fase. E eu fico muito animada por ver os cachinhos dele todos bonitinhos, as vezes quando estamos juntos eu fico catando os cachos mais bonitos e macios na cabeça dele pra ele pegar. <3
5- Seu namorado te apoia?
Como eu já disse, sim!
6- Quando você vê alguém na rua de cabelos lisos e você em transição não sente vontade de alisar?
Não. Na verdade quando vejo alguma cacheada na rua dá vontade de nunca ter alisado. huahauh
7- A química te deixava com medo de ficar careca?
Nunca. Primeiro que meu cabelo é super forte e aguentou todas as merdas sem muitos sofrimentos. Meu cabelo era enorme e não caia tanto. Além daquilo de pensar que essas coisas não acontecem com você.
8- Você já sabe seu tipo de cabelo? Qual é?
Sim. Ele é tipo 2d. Um ondulado mais próximo do cacheado do que do liso. É difícil achar coisas sobre ele porque ele foi criado pelas próprias meninas do tipo 2 pra suprir o vago que existe entre o 2c e o 3a.
9- Você já pensou em desistir?
Não. Na transição toda até agora só teve um dia que eu fiquei muito triste com meu cabelo e a vontade que eu tinha era de cortar tudo. Alisar nunca mais quis.
10- Você se considera crespa ou cacheada?
Apesar do meu tipo 2(ondulado), me considero cacheada por lembrar dos cachinhos que tinha. Ele não era tão fechadinho pra ser um crespo, mas a doida aqui usava relaxante pra cabelos crespos. Ai Senhor que sonsa! kkkkk
Então é isso. Queria muito responder essa tag, e quem sabe um dia eu perca a timidez e grave um vídeo pra vocês.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Cronograma Capilar Fácil

O cronograma capilar é um jeito de organizar a rotina de cuidados com o cabelo. Muitas meninas em transição acabam cuidando dessa forma por esse modo devolver a saúde dos fios com química e estimular o crescimento.
O cronograma se divide em 3 partes: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.
Hidratação é devolver água para os fios. Portanto as máscaras podem ser mais ralinhas e devem conter extratos de frutas, glicerina, ceramidas.
Nutrição é a reposição de óleos pro cabelo. Os cremes dessa fase precisam ter óleos vegetais. Se não quiser comprar mais máscaras pode adicionar argan, ojon ou até azeite extra-virgem apenas na quantidade que vai utilizar.
Reconstrução é a reposição de aminoácidos e proteínas. Essas máscaras devem ser usadas com o cabelo bem hidratado e não podem passar do tempo estimado pois o excesso de aminoácidos deixa o cabelo poroso. Na embalagem deve ter escrito que contém aminoacids ou queratina.
O cronograma deve ser montado de acordo com suas necessidades. Ele pode se alterar depois de um tempo de tratamento. Nunca faça a reconstrução com o cabelo desidratado, pode causar o efeito contrário, trazendo quebra e queda.
Nos próximos posts trago minha tabela e como saber do quê seu cabelo precisa agora.

sábado, 2 de novembro de 2013

Algumas impressões sobre a transição: saúde e autoestima negra

Quando eu decidi entrar em transição, contei pra várias pessoas que eu sabia que me apoiariam e outras que eu tinha que falar como minha família e namorado. E é lógico que todo mundo me perguntou por quê. E é difícil verbalizar tudo que se passa nessa cabeça.
Meu primeiro alisamento foi uma progressiva, quando eu tinha só 10 anos de idade. As pessoas elogiaram, falaram que eu tava mocinha agora que cuidava (só que não) meu cabelo. Ninguém repreendeu e agora tem gente querendo fazer isso! E agora que eu estou cuidando de mim e da minha saúde e auto-estima como mulher negra.
Eu sei que a informação que roda sobre alisamentos e seus riscos é muito superficial, simplesmente porque química vende, vende muito e falar dos riscos pra saúde de uma criança alisada vai prejudicar o lucro de alguns grandes empresários. Mas é importante saber que química não é saudável pros fios, pro sistema respiratório, pro couro cabeludo e etc. E eu não sabia disso, porque ninguém me avisou antes. O que aparece é as vezes na TV, alguém fazer uma matéria falando de alguém que ficou careca, tudo muito distante como se não fosse acontecer comigo.
Eu tive muita sorte, por meu cabelo ser forte. Lembro quando era adepta de relaxamentos, meu cabelo ficava super seco, mas eu achava que a progressiva hidratava o cabelo (falta de informação TOTAL) e fazia química sobre química, e no alto da minha falta de conhecimento, usava relaxamentos para cabelos afro(nunca foi). Ele aguentou muito bem a tudo isso, e quando eu cortei mais curto, era só por motivos estéticos, eu amava o cabelo curtinho.
Foto de dezembro de 2010 (sem secador, babyliss ou chapinha)
Agora eu percebo o tanto que fiz meu cabelo sofrer e agradeço por ele ser tão forte, e ele conseguir ficar num tamanho gigante (pelo menos pra quem usa química)!  Hoje, sinto que meu cabelo não está saudável, mesmo cuidando dele, está destruído pelos processos químicos e a única solução é a tesoura. 
Foto de setembro de 2013 (chapinha no comprimento)
Nesse tempo de transição o que fica muito em foco é sua autoestima. Geralmente a decisão de alisar tem a ver com uma baixa autoestima criada por um padrão de cabelos eurocêntrico, que eu quero falar mais tarde sobre isso. Passar por essa fase difícil com duas texturas, afeta bastante o modo como nos vemos. Raiz alta sem definição e cabelo sem volume alisado é um tormento, mas o que ajuda muito é pensar que isso passa. 
Aceitar os cabelos cacheados e crespos é um dos momentos mais importantes para mulheres negras. É legal durante o processo ter inspirações e informações sobre o universo negro. 
A consciência étnica foi um dos motivos para minha volta aos cachos. Reconhecer os cachos e crespos como bonitos e aceitar minha negritude está sendo importante na minha vida, e recomendo este site para quem está buscando sobre o assunto. 
Iniciei o terceiro mês ontem e nesse tempo eu não tive dias ruins, de mal com o cabelo e minha aparência. Estou usando solto e sem chapinha porque minha raiz não faz cachos, só fica alta mesmo, não dá muita diferença ainda.



sábado, 5 de outubro de 2013

Estou em transição capilar - 2 meses

Muitas coisas me motivaram a deixar meu cabelo crescer natural. A primeira coisa foi entender porque as pessoas alisavam o cabelo. A segunda foi que eu quis colorir umas mechas no meu cabelo e a mecha de teste deu corte químico, tipo, meu cabelo não tá saudável o suficiente pra 8 minutos de descolorante! A terceira foi um monte de fotos que eu vi de meninas lindas, com cabelos lindos, crespos, cacheados e volumosos...
Foi muito difícil me decidir e falar aqui no blog, mas dá uma sensação boa de 'eu não vou desistir' porque eu quero mostrar pra mim e pra outras meninas em transição que consigo e elas também.
Quanto tempo você está de transição?
Minha última química foi no fim de julho então são 2 meses e alguns dias. Se eu fosse fazer progressiva, seria ao longo desse mês então estou acostumada com o estado atual do meu cabelo e não me incomoda. AINDA!
Estão te apoiando?
Algumas poucas pessoas que eu conversei e contei estão sim, apoiando, mas a pessoa que eu mais queria que apoiasse não está. :( Estou no início ainda e sei que tem muita coisa pra acontecer durante os meses até tirar toda a química do meu cabelo.
O que você espera do período?
Não estou esperando moleza nenhuma. A decisão foi bem acertada. Eu vi muitos vídeos de desabafos de meninas no meio da transição, muito cabelo feio com duas texturas e estou consciente que isso vai ser a minha cabeça daqui a alguns meses.
Tem previsão para o Big Chop (o grande corte)? 
Eu gostaria de em fevereiro já estar grande o suficiente, mas são só 6 meses de transição e tenho medo de ficar com o cabelo curto demais. Talvez 9 ou 10 meses bastem. Espero que sim.

Fotos atuais do meu cabelo



quarta-feira, 8 de maio de 2013

Editando fotos no Picasa



O Picasa é um editor de fotos do Google, grátis e compatível com diversas versões do Windows. É um editor fácil, com efeitos divertidos e úteis que qualquer iniciante pode usar.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Quase tudo sobre: Meu Cabelo

Eu gostei bastante dessa série que eu inventei e vou tentar fazer uma dessa sempre que possível. O assunto de hoje é cabelo!
Estou vivendo uma fase de amor com meu cabelo. Estamos nos dando bem. Achei que não ia dar pra cuidar dele com tanta coisa na escola, mas por enquanto está tudo bem, só preciso de uma visita urgente pra cortar as pontinhas e refazer a progressiva.
Que química eu uso:eu faço progressiva de 3 em 3 meses no salão mesmo, morro de medo de química em casa. A minha é a FoxGloss, aquela da embalagem rosa e com cheiro de frutinha.
O que eu uso no dia-a-dia: São várias coisas. Shampoo Panteve Pro-V Restauração Profunda, Condicionador Pantene Pro-V Hidratação Profunda, Creme de Tratamento Niely Gold Óleo de Argan Pós Química, Protetor Térmico Stick Liss, Creme de Pentear Wella Pro Series Lisos, Óleo de Ojon e acho que é isso.

Como eu estilizo meu cabelo: Eu amo deixar meu cabelo enrolado, mas é o jeito que mais toma tempo. É difícil de explicar com texto, mas é assim: Depois do cabelo seco, pego a chapinha, a minha é a Gama Italy Ionix Ceramic Hp, e uma mecha fininha, vou descendo lentamente, sem parar pra não ficar marcado, rodo o cabelo na prancha na altura que eu quero o cacho, desço até as pontas e na ponta eu giro a prancha até onde eu comecei o cacho como se fosse um babyliss e solto. :P é fácil, mas difícil de explicar.


Outros: Corte de cabelo eu faço geralmente de 3 em 3 meses. Faço toda semana hidratação em casa com o Creme de Tratamento que eu disse ali em cima e algum óleo que eu sempre troco, no momento é o de Ojon. Quando meu cabelo está muito arrepiado costumo jogar um jato de ar frio nele, ajuda muito.

Acho que isso é tudo! E meu cabelo fica assim:



terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Look do natal



Meu look da noite de natal foi muito lindo. Vamos por partes. Primeiro a atração principal.