Mostrando postagens com marcador transição capilar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador transição capilar. Mostrar todas as postagens

sábado, 8 de agosto de 2015

Meu namorado não apoia minha transição. E agora?

Nesses dois anos de transição, muitos grupos no facebook e muita discussão em muitos comentários, uma das coisas que eu acho mais triste de ler é "Meu namorado/marido não apoia/deixa minha transição capilar". Sempre fico muito chateada por pensar que essa falta de apoio, ou esse impedimento por meio de brigas está minando a autoestima de tantas mulheres. Por isso, resolvi escrever esse texto.
Namorados ou maridos são pessoas importantes em nossas vidas. Não dá pra falar "dane-se, pronto e acabou", como a gente faz com quem não é importante. Nós esperamos que eles nos apoiem em nossas decisões, seja uma grande decisão de carreira ou nosso corte de cabelo. E numa fase tão sensível da vida de tantas mulheres que é a transição, palavras ruins ou a indiferença de quem a gente ama, pode deixar esse período ainda mais difícil.
O namorado/marido que fala que você vai ficar feia, que cabelo liso é mais bonito, que se cachear ele te larga, além de estar sendo um babaca, está sendo abusivo. Seu corpo, seu cabelo, suas roupas e maquiagens são os meios que você tem de se expressar para o mundo, e se seu companheiro te deixa para baixo pelo jeito que você é ou quer ser, com certeza ele não é o parceiro ideal para você. Procure identificar se você está sofrendo violência psicológica. Não é normal que quem diz que te ama, te trate mal, te faça te sentir triste. Pra vocês saberem mais sobre relacionamentos abusivos, tem esse vídeo maravilhoso da Jout Jout: Não tira o batom vermelho (Não tira esses cachos também não menina!) Se você reconhecer algum dos sinais, miga, procura as amigas, toma coragem, força, eu sei que não é fácil e dá um pé na bunda desse babaca. Você merece mais que isso.
"Ele te faz de vez em quando, se sentir burra, feia, estúpida, inferior a ele, e faz você achar que é uma benção ele estar ao seu lado porque ninguém merece uma pessoa como você, mas ele aguenta. Então você tem que ficar pianinho, porque se você perder aquele ali, você nunca mais vai conseguir ninguém" - Jout Jout


"Não, Ana. Meu namorado/marido não é esse tipo de cara, mas ele não me incentiva de jeito nenhum. Nunca fez um elogio, nem se manifestou em relação à minha transição." Menos mal, mas continua meio bosta né? O que podemos fazer agora? Sentar e conversar.
Em toda grande decisão a gente gosta de ter apoio. Apoio é importante pra não desistirmos, pra termos certeza que estamos no caminho certo. Então é interessante buscar apoio de quem está com você nesse momento, e é aí que é necessário explicar pro cara porque você está em transição e porque é tão importante que ele esteja com você nessa fase da sua vida.
Diga seus motivos, seus desejos, mostre resultados de outras garotas, explique porque é um grande passo para sua vida. E se mesmo assim, não surtir efeito, tá na hora de dar uma analisada nesse relacionamento. Ele é sempre tão frio e indiferente a coisas importantes da sua vida? Ele não liga para o que te faz feliz? Ele não te incentiva a atingir seus objetivos? Não é um bom sinal amiga.
Espero que apesar dos pesares, com ou sem apoio do seu parceiro, com ou sem parceiro, você consiga seguir sua transição. Pense sempre que tem alguém que importa, busque as amigas dos grupos, busque informação, aprenda a se amar e saiba seu valor. Você é preciosa, nada menos que isso. Faça sua transição por você e por mais ninguém.


segunda-feira, 27 de julho de 2015

Tag - Minha Transição (em texto)

Oi galera. Hoje eu quis trazer em texto, uma tag que resume bem toda a minha transição que finalmente chegou ao fim!

1- Quando tempo você tem/teve de transição?
Minha transição durou quase 2 anos. Eu fiz minha última química em 01/08/2015 e resolvi entrar em transição 2 meses depois dessa química. Eu usava progressiva, que eu contei nesse post de muitos anos atrás.
2- Você pensa em fazer Big Chop ou fez?
Big Chop significa Grande Corte, no qual você retira toda a química do cabelo. E acabou, que eu não fiz isso. Lógico que teve o momento que todas as pontas foram cortadas, mas foi um processo gradual. Não cheguei a ter o cabelo curtíssimo. Meu último corte que tirou todas as pontas lisas da frente do cabelo foi dia 22/07/2015.

3- Por que você decidiu entrar em transição?
Primeiro foi uma decisão política, parar de aceitar padrões impostos por uma cultura racista. Depois foi uma decisão de estética, nas buscas por inspirações sempre achava o natural mais bonito, combinando melhor com aquela pessoa, emoldurando o rosto que foi projetado pra aquele cabelo. E esses dois fatores se combinam até hoje para me achar bonita e feliz como eu sou. Eu falei mais sobre o porquê nesse post.
4- Quem te inspirou a fazer?
Eu tive muitas inspirações, muitas pesquisas e tudo. Não tive alguém tão forte, mas a Dani Azevedo tem um cabelo maravilhoso e inspirador. A Priscila Silva também tem um cabelo lindo, mas eu tenho uma admiração especial por suas opiniões e modo de se expressar.
5- Quais coisas mudaram na sua vida durante e depois da transição?
Primeiro o modo como eu trato meu cabelo. Mudou completamente a rotina de cuidados, hidratações e tudo. Segundo, a autoestima. Eu virei outra pessoa, muito mais confiante, mais segura e passei a me amar. Eu odiava meu cabelo de um jeito que só quem já lutou contra si mesma sabe. E essa é a mudança mais importante pra mim, passei a me amar, amar meu cabelo e amar quem eu sou.
6- Teve apoio familiar?
Tive e não, ao mesmo tempo. Uma parte gosta, outra não. Mas minha mãe, entrou em transição comigo, ficou cacheada antes de mim, e foi muito importante nesse processo todo.
7- Como levou as críticas?
Ninguém virou pra mim e me mandou alisar, falou que eu tava feia, essas coisas que eu vejo meninas falando que sofrem. Então não tive muitos problemas. Foi bem tranquilo em relação a isso.
8- Alguém a sua volta entrou em transição depois de você?
Minha mãe. Como eu disse ela entrou junto, pra me apoiar. E permanece com seus cachinhos até hoje.
9- Acha que ser cacheada é uma moda?
Não! De jeito nenhum. Moda é uma coisa passageira, e tipo de cabelo não é algo que se muda do dia pra noite. É preocupante que a mídia mostre a transição de meninas, blogueiras cacheadas, como alguém 'na moda'. Acho que ninguém entra em transição e passa por tudo, por mais fácil que a transição dela seja apenas pra estar na moda. Além de que a gente teria que ter uma bola de cristal para adivinhar a tendência de dois anos depois, e largar as químicas antes.
10- Diga o que mudou no dia-a-dia depois de assumir a sua beleza natural:
A frequência de lavagens, e o tempo gasto. Eu não incomodo de sair com o cabelo cacheado molhado, então só levo uns 20 minutos pra lavar e finalizar o cabelo antes de sair de casa quando não faço hidratação. Isso me anima a lavar o cabelo quando eu quiser. Antes eu levava 1 hora, 1 hora e meia pra lavar, secar e cachear com chapinha, desanimava muito, principalmente de hidratar, porque demorava muito o processo inteiro.
11- Diga uma frase que inspire outras meninas a serem naturais:
O processo não é feito de mil maravilhas, mas cada dia você se ama mais. Autoestima é muito importante numa sociedade que pressiona tanto as mulheres a serem perfeitas para outras pessoas, enquanto desmoronam por dentro. Se amar é parte de uma revolução.
12- Qual foi o pensamento pra ter força e determinação para conseguir o que você tem hoje?
Pensamento crítico principalmente. Quando muita gente entra em transição por motivos estéticos mesmo, com os cuidados o cabelo fica mais bonito, mais tratado e simplesmente deixam a transição pra lá pra cuidar do cabelo alisado. Ter um pensamento crítico sobre o porquê eu alisei em primeiro lugar, o porquê de odiar meu cabelo natural, foi o que me fez seguir em frente.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Quase acabando a transição

Eu sumi nesses últimos meses, me perdoem, mas eu ando fazendo tanta coisa que não deu tempo mesmo. Prioridades, e nesse semestre que passou o blog não foi uma das minhas.
Enfim, estou aqui para falar da minha transição. Quis fazer um resumão com fotos desse processo que tá chegando ao fim.
Essa foto foi da semana que eu decidi entrar em transição. Faziam 2 meses que eu não passava química no cabelo, e ele ficava assim sem chapinha. MUITO liso, escorrido, sem gracinha mesmo. Até na época eu achava ele sem graça assim. (Outubro - 2013)
Com 5 meses de transição meu cabelo tava assim, dava pra notar bem a divisão e dias depois dessa foto eu cortei ele na altura do ombro e escovei (só escova e prancha, sem química) pela última vez desde então. (Janeiro - 2014)
Aos 7 meses meu cabelo tava assim, meio indefinido, meio sem forma, mas eu usava assim mesmo. Solto e sem texturizar. Usei muita tiara nessa época pra tentar diminuir o volume da frente. (Março - 2014)
10 meses e a transição continuava firme e forte. Amassava muuuito, com bastante creme pra conseguir umas ondinhas, as pontas disfarçavam bem. (Junho - 2014)

Com 1 ano e 3 meses as pontas não disfarçavam mais. A diferença entre as texturas era bem mais nítida, mas continuava usando sem texturização, nunca tive tempo e paciência pra isso. (Novembro - 2014)
Nesse mês de dezembro, com 1 ano e 4 meses de transição eu já estava doida pra cortar, esperando só as festas de fim de ano passarem. Essa foto é do ano novo, e meu cabelo ainda estava molhado, molhado as pontas disfarçavam bem, mas era só secar que ficava bem lisa e diferente. (Dezembro - 2014)





E essas últimas fotos foram de hoje e ontem. Com 1 ano e 5 meses de transição. Eu cortei o cabelo ontem, num salão da minha rua que eu vou desde minha época de química. Pedi ao cabeleireiro pra tirar o máximo de pontas lisas e manter ele na altura dos ombros. Saiu muita ponta lisa, tem partes que meu cabelo tá completamente natural e ele definiu muuuito mais fácil e os cachos são mais difíceis de deformar. Agora vou levar bastante tempo pra cortar de novo, porque as pontas lisas que estão misturadas, estão disfarçadas e não incomodam.
Meus cuidados nesse tempo foram poucos, até pela falta de tempo, preferia descansar no meu tempo livre do que cuidar do cabelo. Então eu só lavava, passava máscara de tratamento no banho, condicionava e fazia uma fitagem bem mal feitinha com creme de pentear, nesses últimos meses.
A transição tá quase no fim, mas acho que agora não terei mais novidades sobre o cabelo por um tempo. Talvez assim que eu começar a rotina low poo, trago novidades pra vocês. Estou acabando de gastar meus produtinhos 'proibidos' pra começar a técnica.

domingo, 16 de março de 2014

7 meses de transição capilar - Como estou lidando

Minha última química foi no dia 1 de agosto. De lá pra cá meu cabelo cresceu muito, responde bem ao que faço nele e tem me feito feliz e animada.
Ao longo desses meses de transição, eu tive apenas um dia realmente ruim com meu cabelo: uma texturização que não deu certo e tinha festa no dia. Como estou lidando muito bem com a transição, me sentindo bonita e gostando dessa fase, resolvi fazer esse post, principalmente pras meninas do Cacheadas em Transição, que estão passando por alguma fase difícil.
Meu cabelo no terceiro day after (segunda 10/03)

Meu cabelo no dia que lava (terça 11/03)

Com 7 meses de transição, e o cabelo nessa situação quando tinha 2 meses de processo

a diferença é gritante.

Não faço cronograma. Tentei, mas é muita preguiça e o tempo na minha cidade não ajuda, quando eu invento de lavar cabelo, chove. Não dá seguir tabela assim.  Entretanto, sempre que lavo faço algum tratamento, mesmo que seja de 3 minutos com aquelas máscaras rápidas. 
Pra finalizar eu uso muito creme e a técnica Rake and Shake (adaptada, não sacudo, só amasso)

Os produtos que eu uso:

Shampoo Brilho Vitaminado
Esse shampoo é transparente, mas vermelho (deu pra entender?). Ele limpa bem, tem um cheiro maravilhoso, e não ressecou meu cabelo. Nenhum shampoo hidrata o cabelo, mas eu sinto que esse agride menos. Já estou no segundo tubo e mesmo gostando de testar produtos novos sempre, não quero trocar.

Creme de Tratamento HidraCachos
 Deu pra perceber que estou testando Garnier né? Esse creme tem uma boa consistência e é bom. Eu trocaria ele por outros, e gosto de testar coisas novas. Ele não é nada surpreendente, mas se você gosta de máscaras de 3 minutos é uma boa opção. No cronograma ele está na etapa hidratação

Creme de Tratamento Manteiga de Karité
Kanechom é uma marca bem baratinha e tem muitas máscaras diferentes. Comprei essa pra testar e uso como condicionador, e quando quero fazer nutrição misturo azeite extra-virgem nela. As máscaras da Kanechom em geral são pouco consistentes e com poucos ativos, por isso sempre 'batizo' ela quando quero usar como tratamento. Ela vale o preço, afinal é um 1 quilo de creme por 5 reais, e usando como condicionador, ela rende bastante. 

Creme pra Pentear Óleo de Argan Pós Química
Esse creme é muito bom! Ele é bem consistente, mais até que os dois de tratamento ai em cima. O cheiro dele enquanto molhado é bem característico e eu não gosto muito. Com o rake and shake ele deixa o cabelo durinho quando seca, mas é só amassar com a mão mesmo que sai esse aspecto. Ele segura os cachos e eu gosto bastante. Os cremes da Niely sempre tem aminoácidos e é assim que eu faço minhas reconstruções. Meu cabelo não curte colocar queratina de uma vez, então vou repondo os aminoácidos sempre que uso. 

Tônico de Alho
Usei dois tubos grandes dele até agora. Não consigo ser muito disciplinada (o ideal é usar 3 vezes na semana), porque você tem que lavar no dia que passa e eu tenho esse problema com dia de lavar cabelo. Ele ajuda a crescer o cabelo e a controlar a caspa. O cheiro é bem característico do alho mesmo e muita gente não gosta. Eu não me incomodo, mas não dá pra sair na rua usando isso. Ele tem álcool, então é bom sempre fazer hidratação quando usa ele, porque resseca. Só pode passar no couro cabeludo, porque como eu disse, resseca os fios. 

Eu não tenho muitos produtos e é basicamente isso que eu faço no dia-a-dia. Estou feliz de estar em transição e espero que o post ajude vocês. 



segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Hidratação de maizena

No início da transição eu torcia muito o nariz (e ainda torço) pra receitas caseiras pro cabelo. Até hoje só fiz duas. A hidratação de banana que eu não gostei e a de maizena que fiz na semana passada.
Como fazer e o que vai precisar vocês conferem agora.
1 copo de água, um creme de hidratação (estou testando esse, se eu gostar falo dele por aqui), uma colher de sopa de maizena. 

Misture uma colher de sopa de maizena em pouco mais da metade de um copo de água. Dissolva bem pra não empelotar.

 Coloque a mistura em fogo médio e vai misturando sem parar até engrossar. Não pare se não empelota.
A mistura vai ficando transparente, quando ela chegar em uma textura cremosa passe pra um potinho pra misturar com creme. 


 Misture com 2 colheres do creme de hidratação. Essa quantidade deu pro cabelo todo e sobrou um pouco.
 Aqui a hidratação está no cabelo. Apliquei mecha à mecha, enluvando direitinho, ainda com o creme morno. Não passei até ficar escorrendo porque não vejo necessidade. Eu coloquei touca térmica porque estou acostumada a fazer isso sempre e acho estranho não usar touca com cremes de tratamento.
Aqui após retirar a hidratação. Deixei por 35 minutos (era pra ser 30, mas eu tava ocupada) e enxaguei.

Aqui está finalizado e molhado ainda. Eu esqueci de tirar foto depois de seco.

As meninas sempre falam que essa hidratação define muito, mas pode ser que por estar em transição eu não tenha sentido esse efeito. Foi boa pro meu cabelo, de um jeito normal. Vou testar o creme separado pra ver se sinto bem a diferença.

sábado, 2 de novembro de 2013

Algumas impressões sobre a transição: saúde e autoestima negra

Quando eu decidi entrar em transição, contei pra várias pessoas que eu sabia que me apoiariam e outras que eu tinha que falar como minha família e namorado. E é lógico que todo mundo me perguntou por quê. E é difícil verbalizar tudo que se passa nessa cabeça.
Meu primeiro alisamento foi uma progressiva, quando eu tinha só 10 anos de idade. As pessoas elogiaram, falaram que eu tava mocinha agora que cuidava (só que não) meu cabelo. Ninguém repreendeu e agora tem gente querendo fazer isso! E agora que eu estou cuidando de mim e da minha saúde e auto-estima como mulher negra.
Eu sei que a informação que roda sobre alisamentos e seus riscos é muito superficial, simplesmente porque química vende, vende muito e falar dos riscos pra saúde de uma criança alisada vai prejudicar o lucro de alguns grandes empresários. Mas é importante saber que química não é saudável pros fios, pro sistema respiratório, pro couro cabeludo e etc. E eu não sabia disso, porque ninguém me avisou antes. O que aparece é as vezes na TV, alguém fazer uma matéria falando de alguém que ficou careca, tudo muito distante como se não fosse acontecer comigo.
Eu tive muita sorte, por meu cabelo ser forte. Lembro quando era adepta de relaxamentos, meu cabelo ficava super seco, mas eu achava que a progressiva hidratava o cabelo (falta de informação TOTAL) e fazia química sobre química, e no alto da minha falta de conhecimento, usava relaxamentos para cabelos afro(nunca foi). Ele aguentou muito bem a tudo isso, e quando eu cortei mais curto, era só por motivos estéticos, eu amava o cabelo curtinho.
Foto de dezembro de 2010 (sem secador, babyliss ou chapinha)
Agora eu percebo o tanto que fiz meu cabelo sofrer e agradeço por ele ser tão forte, e ele conseguir ficar num tamanho gigante (pelo menos pra quem usa química)!  Hoje, sinto que meu cabelo não está saudável, mesmo cuidando dele, está destruído pelos processos químicos e a única solução é a tesoura. 
Foto de setembro de 2013 (chapinha no comprimento)
Nesse tempo de transição o que fica muito em foco é sua autoestima. Geralmente a decisão de alisar tem a ver com uma baixa autoestima criada por um padrão de cabelos eurocêntrico, que eu quero falar mais tarde sobre isso. Passar por essa fase difícil com duas texturas, afeta bastante o modo como nos vemos. Raiz alta sem definição e cabelo sem volume alisado é um tormento, mas o que ajuda muito é pensar que isso passa. 
Aceitar os cabelos cacheados e crespos é um dos momentos mais importantes para mulheres negras. É legal durante o processo ter inspirações e informações sobre o universo negro. 
A consciência étnica foi um dos motivos para minha volta aos cachos. Reconhecer os cachos e crespos como bonitos e aceitar minha negritude está sendo importante na minha vida, e recomendo este site para quem está buscando sobre o assunto. 
Iniciei o terceiro mês ontem e nesse tempo eu não tive dias ruins, de mal com o cabelo e minha aparência. Estou usando solto e sem chapinha porque minha raiz não faz cachos, só fica alta mesmo, não dá muita diferença ainda.



sábado, 5 de outubro de 2013

Estou em transição capilar - 2 meses

Muitas coisas me motivaram a deixar meu cabelo crescer natural. A primeira coisa foi entender porque as pessoas alisavam o cabelo. A segunda foi que eu quis colorir umas mechas no meu cabelo e a mecha de teste deu corte químico, tipo, meu cabelo não tá saudável o suficiente pra 8 minutos de descolorante! A terceira foi um monte de fotos que eu vi de meninas lindas, com cabelos lindos, crespos, cacheados e volumosos...
Foi muito difícil me decidir e falar aqui no blog, mas dá uma sensação boa de 'eu não vou desistir' porque eu quero mostrar pra mim e pra outras meninas em transição que consigo e elas também.
Quanto tempo você está de transição?
Minha última química foi no fim de julho então são 2 meses e alguns dias. Se eu fosse fazer progressiva, seria ao longo desse mês então estou acostumada com o estado atual do meu cabelo e não me incomoda. AINDA!
Estão te apoiando?
Algumas poucas pessoas que eu conversei e contei estão sim, apoiando, mas a pessoa que eu mais queria que apoiasse não está. :( Estou no início ainda e sei que tem muita coisa pra acontecer durante os meses até tirar toda a química do meu cabelo.
O que você espera do período?
Não estou esperando moleza nenhuma. A decisão foi bem acertada. Eu vi muitos vídeos de desabafos de meninas no meio da transição, muito cabelo feio com duas texturas e estou consciente que isso vai ser a minha cabeça daqui a alguns meses.
Tem previsão para o Big Chop (o grande corte)? 
Eu gostaria de em fevereiro já estar grande o suficiente, mas são só 6 meses de transição e tenho medo de ficar com o cabelo curto demais. Talvez 9 ou 10 meses bastem. Espero que sim.

Fotos atuais do meu cabelo