Mostrando postagens com marcador cachos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cachos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Quase tudo sobre: meu cabelo

Há muuuito tempo aqui no blog tinha a série 'quase tudo sobre', em que eu fazia um resumo de coisas relacionadas a um tema, tentando trazer muita informação em um post só. E nessa série eu fiz um post sobre meu cabelo, na época eu ainda usava progressiva e dei informações sobre o produto e outras coisas que eu fazia pra manter. Muita coisa mudou e eu resolvi fazer um Quase Tudo Sobre atualizado e fresquinho com todos os produtos e algumas técnicas para cuidar do meu cabelo que pode servir para vocês também.
Tipo de cabelo: A maioria das cacheadas conhece a definição dos tipos de cabelo. Eles variam entre o 1A (cabelo super liso) até o 4C (cabelo super cacheado/crespo). Essa é uma tabela didática e serve para achar inspiração ou técnicas e produtos que geralmente dão certo com esse tipo. Nem todo mundo sabe o seu, você pode ter vários tipos em uma só pessoa, ou não se encontrar em nenhum. Enfim, a título de curiosidade, meu cabelo é um 3b.


Química: Atualmente eu não tenho nenhum procedimento químico nos meus fios. Seja estrutural (relaxamento, alisamento) ou de coloração (descoloração, luzes, tinta, etc). Isso não é eterno, mas eu prefiro não fazer nada que não seja reversível agora, porque cabelo cresce, mas demora.
Cuidados básicos: Minha rotina é bem tranquila em relação ao cabelo. Lavo 2 ou 3 vezes na semana. Costumo hidratar durante o banho quando estou com pressa, mas tento ao menos 1 vez na semana, deixar o creme mais tempo, numa touca pra potencializar o efeito. Não sigo cronograma porque não tenho disciplina, nem paciência, nem tempo quando estou estudando. Costumo fazer muitas nutrições e quase nunca reconstrução porque meu cabelo não fica legal depois.
Finalização: Como eu já disse, não tenho muito tempo pra cuidar de cabelo em período de aulas, então tive que aprender a finalizar de um jeito rápido. Fitagem daquele jeito tradicional é impossível quando eu tenho que acordar e ir pra faculdade em meia hora. Por isso eu finalizo usando uma escova -colocar foto- e os cremes de sempre. Algumas meninas do grupo Cacheadas em Transição me perguntaram como eu faço para não deixar a raiz grudada na cabeça. Eu tinha essa mania, por achar que ele ia ficar muito volumoso se eu não deixasse assim, mas aí ele ficava naquela forma de pirâmide que ninguém gosta. Consegui resolver da seguinte maneira. Depois de ter passado creme e penteado tudo, separo o cabelo do topo da cabeça, e passo mais produto. Penteio esses fios para cima, ao invés de dividí-lo de lado, e jogo os cachinhos pra trás. Amasso o cabelo todo com as mãos pra estimular os cachinhos e deixo secar sem mexer. Quando o cabelo tiver seco, consigo jogar ele pra qualquer lado com a raiz solta e bem móvel.
Produtos: Eu mudo direto de produtos, gosto de testar bastante coisa, então essa lista vai estar desatualizada em breve. Mas vamos ao que interessa, o que eu uso na juba.
    Shampoo: Pantene Cachos Definidos
Creme de Tratamento: Tresemmé Cachos Perfeitos
Condicionador: Kanechon Aloe Vera
Cremes de Pentear: Novex Meus Cachos Soltos/Yamasterol Queratina/Salon Line Brilho Máximo





quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Resenha: Creme Para Pentear Brilho Máximo

O produto da resenha de hoje é o creme de pentear que eu estou amando no momento. Eu vivo trocando de produtos pro cabelo, pra testar coisas novas e esse eu comprei com algumas indicações das meninas do grupo Cacheadas em Transição. Então, já fui com expectativas pra testar o produto que não me decepcionou.
Marca: Salon Line
Conteúdo: 400 ml (tudo de bom pras cacheadas né?)
Composição: Aqua, Glycerin, Disodium EDTA, Astrocaryum Murumuru Seed Butter, Behentrimonium Chloride, Cetearyl Alcohol, Orbignia Speciosa Kernel Oil, Paraffinum Liquidum, Petrolatum, Cetrimonium Chloride, Cyclopentasiloxane, Dimethiconol, Parfum, Phenoxyethanol, Methylparaben, Propylparaben, Ethylparaben, Butylparaben, Mangica Indica Seed Oil, Argania Spinosa Kernel Oil, Collagen, Alpha-Isomethyl Ionone, Benzyl Salicylate, Buthylphenyl Methylpropional, Citronellol, Coumarin, Eugenol, Geraniol, Hydroxisohexyl 3-cyclohexene Carboxaldehyde, D-Limonene e Linalool (MEU DEUS QUE FÓRMULA ENOOOORME)



Proibido pra No e Low Poo

O que o fabricante diz: A Salon Line expert em cuidar de cabelos cacheados, crespos e volumosos desenvolveu um tratamento intensivo para deixar os cabelos bem tratados e saudáveis. O creme para pentear Salon Line possui fórmula exclusiva com óleo de manga, óleo de argan e colágeno, que definem e modelos os cachos, deixando-os hidratados, disciplinados e sem frizz.
O que eu achei: O produto tem uma fórmula cheiiia de óleos, bem interessante. Deixa o cabelo bem definido e controla o frizz. Na embalagem ele diz que é redutor de volume, sinceramente acho que não. Dá pra alterar muito o resultado do creme com a finalização que a gente segue, darei exemplos no fim do post.
Textura: Consistente e bastante oleosa. Fácil de espalhar.

Cheiro: Bem docinho e característico. Não fica um cheiro forte no cabelo depois, então não vai interferir com seu perfume.
Preço: Não lembro quanto eu paguei, mas na loja online da Salon Line o de 1 kg sai por 21,04 reais.
Análise Final: O creme é bem oleoso, e firme na medida certa. O cheiro na hora da aplicação não é o que eu mais gosto, mas some fácil. O produto não é caro, foi fácil de achar e dá o resultado que eu quero dependendo da finalização. Abaixo alguns dias diferentes que finalizei com esse produto. Nota 9/10
 

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Tag - Minha Transição (em texto)

Oi galera. Hoje eu quis trazer em texto, uma tag que resume bem toda a minha transição que finalmente chegou ao fim!

1- Quando tempo você tem/teve de transição?
Minha transição durou quase 2 anos. Eu fiz minha última química em 01/08/2015 e resolvi entrar em transição 2 meses depois dessa química. Eu usava progressiva, que eu contei nesse post de muitos anos atrás.
2- Você pensa em fazer Big Chop ou fez?
Big Chop significa Grande Corte, no qual você retira toda a química do cabelo. E acabou, que eu não fiz isso. Lógico que teve o momento que todas as pontas foram cortadas, mas foi um processo gradual. Não cheguei a ter o cabelo curtíssimo. Meu último corte que tirou todas as pontas lisas da frente do cabelo foi dia 22/07/2015.

3- Por que você decidiu entrar em transição?
Primeiro foi uma decisão política, parar de aceitar padrões impostos por uma cultura racista. Depois foi uma decisão de estética, nas buscas por inspirações sempre achava o natural mais bonito, combinando melhor com aquela pessoa, emoldurando o rosto que foi projetado pra aquele cabelo. E esses dois fatores se combinam até hoje para me achar bonita e feliz como eu sou. Eu falei mais sobre o porquê nesse post.
4- Quem te inspirou a fazer?
Eu tive muitas inspirações, muitas pesquisas e tudo. Não tive alguém tão forte, mas a Dani Azevedo tem um cabelo maravilhoso e inspirador. A Priscila Silva também tem um cabelo lindo, mas eu tenho uma admiração especial por suas opiniões e modo de se expressar.
5- Quais coisas mudaram na sua vida durante e depois da transição?
Primeiro o modo como eu trato meu cabelo. Mudou completamente a rotina de cuidados, hidratações e tudo. Segundo, a autoestima. Eu virei outra pessoa, muito mais confiante, mais segura e passei a me amar. Eu odiava meu cabelo de um jeito que só quem já lutou contra si mesma sabe. E essa é a mudança mais importante pra mim, passei a me amar, amar meu cabelo e amar quem eu sou.
6- Teve apoio familiar?
Tive e não, ao mesmo tempo. Uma parte gosta, outra não. Mas minha mãe, entrou em transição comigo, ficou cacheada antes de mim, e foi muito importante nesse processo todo.
7- Como levou as críticas?
Ninguém virou pra mim e me mandou alisar, falou que eu tava feia, essas coisas que eu vejo meninas falando que sofrem. Então não tive muitos problemas. Foi bem tranquilo em relação a isso.
8- Alguém a sua volta entrou em transição depois de você?
Minha mãe. Como eu disse ela entrou junto, pra me apoiar. E permanece com seus cachinhos até hoje.
9- Acha que ser cacheada é uma moda?
Não! De jeito nenhum. Moda é uma coisa passageira, e tipo de cabelo não é algo que se muda do dia pra noite. É preocupante que a mídia mostre a transição de meninas, blogueiras cacheadas, como alguém 'na moda'. Acho que ninguém entra em transição e passa por tudo, por mais fácil que a transição dela seja apenas pra estar na moda. Além de que a gente teria que ter uma bola de cristal para adivinhar a tendência de dois anos depois, e largar as químicas antes.
10- Diga o que mudou no dia-a-dia depois de assumir a sua beleza natural:
A frequência de lavagens, e o tempo gasto. Eu não incomodo de sair com o cabelo cacheado molhado, então só levo uns 20 minutos pra lavar e finalizar o cabelo antes de sair de casa quando não faço hidratação. Isso me anima a lavar o cabelo quando eu quiser. Antes eu levava 1 hora, 1 hora e meia pra lavar, secar e cachear com chapinha, desanimava muito, principalmente de hidratar, porque demorava muito o processo inteiro.
11- Diga uma frase que inspire outras meninas a serem naturais:
O processo não é feito de mil maravilhas, mas cada dia você se ama mais. Autoestima é muito importante numa sociedade que pressiona tanto as mulheres a serem perfeitas para outras pessoas, enquanto desmoronam por dentro. Se amar é parte de uma revolução.
12- Qual foi o pensamento pra ter força e determinação para conseguir o que você tem hoje?
Pensamento crítico principalmente. Quando muita gente entra em transição por motivos estéticos mesmo, com os cuidados o cabelo fica mais bonito, mais tratado e simplesmente deixam a transição pra lá pra cuidar do cabelo alisado. Ter um pensamento crítico sobre o porquê eu alisei em primeiro lugar, o porquê de odiar meu cabelo natural, foi o que me fez seguir em frente.

sábado, 25 de julho de 2015

Resenha Manteiga de Argan e Arginina

Oi galera, hoje o post é sobre um conhecido de muitas cacheadas, mas que pode ser super legal pra quem tem cabelos secos ou danificados em geral. Estou falando da Manteiga de Argan e Arginina da Soft Hair.
Marca: Soft Hair
Conteúdo: 220g
Composição: Aqua, Cetearyl Alcohol, Cretimonium Chloride, Hydrogenated Vegetable Oil, Argania Spinosa Oil, Isopropyl Palmitate, Parfum, Linalool, Phenoxyethanol, Methylparaben, Propylparaben, Ethyparaben, Butylparaben, Arginina, Citric Acid, Cl 19.140, Cl 15.510

Liberado pra Low e No Poo. Contém parabenos e corantes. 

O que o fabricante diz: Trata profundamente os fios, agindo na reconstrução da raiz até as pontas. Sua fórmula apresenta a combinação perfeita entre o poderoso óleo de Argan e o aminoácido essencial chamado Arginina, uma fonte de força e revitalização para os cabelos quebradiços e danificados. A arginina auxilia na nutrição do bulbo capilar e no selamento das cutículas dos cabelos, minimizando o efeito arrepiado. As propriedades restauradoras, derivadas da alta concentração de vitaminas D e E contida no Argan, garantem brilho e sedosidade dos fios. Indicado para todos os tipos de cabelos, em especial os agredidos por processos químicos.
O que eu achei: Com base no que eu destaquei, vamos analisar. Pra quem conhece o cronograma, a fórmula tem como um dos últimos componentes a arginina, então não tem um poder reconstrutor tão potente. Eu considero isso um ponto positivo, já que quando uso produtos que se dizem reconstrutores, deixa meu cabelo muito rígido e feio. Ele tem uma quantidade de óleo de Argan considerável e realmente deixa o cabelo brilhoso. Não indico pra todos os tipos de cabelos, por ter muito óleo, pode pesar em cabelos mais oleosos. 
Textura: Ele é bem molinho. escorre bem. O que é um ponto positivo na hora de espalhar, mas faz uma meleca no banheiro. 

Cheiro: Não é o melhor do mundo, mas sai quando enxágua e passa condicionador.
Embalagem: É o ponto fraco do produto. A embalagem é de vidro, portanto não deve ser manuseada com mãos molhadas, o que complica bastante. Ela é bem feiosinha também e meio chata de abrir. Ponto positivo é que pode ser reutilizada e reciclada, então quando o seu acabar, entregue na coleta seletiva ou use em algum projeto DIY em casa. 
Como eu usei: Depois do shampoo, passei ele no cabelo e enluvei, deixei descansar, sem touca por uns 30 minutos. Enxaguei com água fria, passei o condicionador e finalizei como sempre. 
Resultado: Cabelo macio, gostoso ao toque e brilhoso.  

Preço: Paguei algo em torno de 15 a 18 reais em loja física, não lembro ao certo. Em breve pesquisa achei de 15 a 30 reais na internet. Os valores variam bastante, então é bom pesquisar.

Análise final: A composição tem bastante ativos, mas tem parabenos e corantes desnecessários. A textura é boa e o cheiro não é forte e não fica no cabelo. A embalagem poderia ser melhor. O rendimento é ótimo. Já usei várias vezes e ainda não está na metade. O preço não é absurdo e o resultado é maravilhoso. Nota 8/10