Mostrando postagens com marcador medicina. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador medicina. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dicas e cuidados para uso de lentes de contato


Eu voltei a usar lentes de contato, já tinha usado por dois anos no passado e parei por um tempo. Na minha última consulta com o oftalmologista, comentei sobre a vontade de voltar às lentes por comodidade e ele me pediu exames pra avaliar a saúde dos meus olhos. Como estava tudo certo, aprovou o uso e estou sem óculos novamente!
Nesse post eu quero dar dicas e contar um pouco da minha experiência de quem já fez uso e sofreu uma lesão e cuidados para que isso não aconteça com vocês. Não darei nome de colírios lubrificantes, soluções multipropósito, nem a marca da minha lente, tudo isso deve ser definido com seu oftalmologista.
Eu sou míope (-2,75 O.E. -2,5 O.D.), não tenho astigmatismo, uso lente gelatinosa. Se esse for o seu caso aqui vão algumas dicas de uso. Lembrando, siga sempre a orientação do seu médico.
HIGIENE
As lentes podem ser meio de cultura para bactérias,fungos e também abrigar amebas. Por isso a higienização é de extrema importância.
O que NÃO fazer:

  • Usar água, soro fisiológico ou saliva para a limpeza das lentes. 
  • Manipular as lentes com as mãos sujas.
  • Manter unhas compridas (além do risco de contaminação aumentar com as unhas grandes, você corre o risco de rasgar as lentes gelatinosas)
  • Não utilizar sabão para higiene do estojo. (resíduos irritarão os olhos)
O que fazer:
  • Lavar e secar completamente as mãos sempre que for manipular as lentes.
  • Higienizar as lentes com solução multipropósito diariamente, ao retirar e colocar, conforme indicação da bula da solução.
  • Ferver o estojo uma vez por semana de 3 a 5 minutos.
  • Trocar o estojo a cada 6 meses. 
  • Tirar as lentes todos os dias para a higienização (e para oxigenar a córnea)
DICAS PARA NÃO PERDER OU DANIFICAR AS LENTES
Nunca perdi as lentes, mas já danifiquei um par irremediavelmente. 
  • Cubra o ralo da pia, com uma toalha, TNT, ou qualquer tipo de trama para evitar que as lentes caiam ralo abaixo. 
  • Se guardar as lentes por um período maior que 30 dias, certifique-se que ela está completamente mergulhada na solução e troque a solução a cada mês. (A lente fora da solução, desidrata e fica completamente seca, perda total!)
  • Não mergulhe com lentes de contato. Nem na piscina, nem no mar. Mesmo que vá permanecer com olhos fechados o tempo todo. (Vai por mim, a gente esquece que tá de lentes e abre)
  • Não coce os olhos. Você pode mudar a posição da lente e deixar ela cair. 
DICAS PARA NÃO LESIONAR SEUS OLHOS
Além dos cuidados básicos com higiene, alguns cuidados devem ser tomados para evitar lesões.
  • Não durma com lentes!!!!! (Dica de amiga, mesmo que sua lente permita, mesmo que qualquer coisa, não durma direto com lentes, eu tive um princípio de lesão por isso, por favor tomem cuidado. Olho é coisa séria e como diz minha tia, também oftalmologista, um descuido com lentes e uma lesão pode se tornar um problema sério para a vida inteira.) 
  • Use colírio lubrificante de acordo com a recomendação do seu médico. 
  • Troque as lentes no prazo de validade adequado. 
DICAS DA ANINHA
  • Ande sempre com o estojo das lentes, colírio e óculos. Nunca se sabe quando o olho vai simplesmente rejeitar a lente e implorar por liberdade. 
  • Coloque as lentes antes de se maquiar, e retire-as antes de remover a maquiagem. 
  • Não ignore os sinais que seu olho dá. Vermelhidão, ardência, dor se persistentes, é sinal que você deve visitar o oftalmologista.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Eu passei pra medicina!

O título do post resume tudo. Esse ano valeu a pena. Cada dia estava sendo vivido pro alcance desse objetivo e eu consegui.
Hoje estou muito feliz porque saiu o resultado oficial da UnirG. Fui a trigésima colocada entre 60. Mas ao longo da semana eu já sabia porque saiu o resultado preliminar.
Os veteranos estão sendo muito gentis, dando os parabéns, mas zoando muito também, como é de praxe. A documentação está toda copiada e autenticada e eu vou me matricular em breve. Conto pra vocês como foi a matrícula se for algo complicado.
E eu quero agradecer a todo mundo que esteve comigo esse ano. Cada professor, cada corretor de redação e toda a equipe do meu colégio (Órion Vestibulares) que me deu base pra essa conquista. Minha família que deu força e cobrava resultados, meu namorado que aguentou todo o mimimi dos dias tristes e todos os amigos que entenderam que as vezes eu não podia sair.
Quem quiser conferir como era meu plano de estudo esse aqui, funcionou muito bem no primeiro semestre.

A luta continua, mas agora eu tenho que curtir um pouco minhas férias.