Mostrando postagens com marcador morando sozinha. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador morando sozinha. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Não moro mais sozinha. ( O que aprendi morando sozinha)

Ano novo, vida nova. E algumas mudanças aconteceram. Eu mudei de casa! E não apenas de casa, mas passei de morar sozinha, só eu e mais ninguém, pra morar com mais 2 amigas.
Essa mudança aconteceu alguns dias antes das férias, então não tive muitas experiências do que é dividir casa com as amigas.
Gostaria de dividir com vocês algumas coisas que aprendi morando sozinha, inspirada no vídeo da Fran Guarnieri.

  • Louça é uma coisa que não se deve adiar. Quanto mais tempo ela fica lá, pior é pra lavar e a gente não para de sujar, só acumulando a coisa toda. E o pior é quando você vai cozinhar e nada está limpo, daí tem que lavar louça antes de cozinhar. 
  • Falando em cozinhar, cozinhar pra uma pessoa só é péssimo, em especial quando você passa muitos dias comendo fora. Fazer quantidades pequenas de comida é tão trabalhoso quanto fazer maiores, é mais fácil de queimar, errar o sal. Se faz pouco, falta, se faz muito, sobra e tem que jogar fora. E tudo que você compra estraga. Principalmente folhas e frutas. 
  • Queijo e presunto: sempre estraga. É impressionante como a validade deles é curta. Pra não estragar você tem que viver de presunto e queijo pelos dias que ele vale. Mas quem disse que eu parei de comprar?
  • Roupas passadas são superestimadas. Passar roupa é um saco, eu não sei fazer direito, gasta energia elétrica, tempo, paciência... Eu simplesmente parei de passar. Algumas roupas eu estendo no cabide, outras eu simplesmente visto e dane-se. Um truque pra quando a roupa tá muito amassada, parecendo que tava guardada na garrafa é estender ela no cabide e levar pro banheiro quando vai tomar banho. O vapor vai ajudar a amolecer as fibras do tecido e na hora que sair do banho, estica com a mão. Melhora bastante. 
  • Máquina de lavar é vida! É impossível viver sem. Você joga tudo na máquina, coloca sabão, amaciante e pronto. É só não misturar brancas e coloridas e estender assim que acabar o ciclo. Eu sofri demais quando minha máquina estragou </3 e assim aprendi a valorizá-la.
  • TV é o melhor amigo de uma casa silenciosa. A casa dos meus pais é sempre barulhenta. Tem sempre alguém andando, conversando, TV ligada, panela no fogo. E quando eu fui morar sozinha o que existia era um silêncio solitário. A TV virou minha amiga na solidão. E não pense que eu assistia toda a programação, era só um barulho que não deixava a casa tão vazia. 
  • A casa se bagunça sozinha. Gente, sério. Eu tento ser organizada, mas parece que as coisas se bagunçam sozinhas e no fim de semana a casa tá de cabeça pra baixo. E quanto pó pode existir num móvel!!! E a gordura do fogão? Casa suja e bagunça sozinha e haja paciência e tempo pra arrumar. 
Essas foram algumas das coisas que aprendi morando sozinha, espero em breve fazer um "o que aprendi morando com amigas".

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Morar sozinha: 2 meses

Estou na casa da minha família de férias, mas passei 2 meses sozinha num apartamento na cidade onde faço faculdade. Queria falar um pouco sobre essa experiência e umas coisas que aprendi nesse pouco tempo. 
Sair de casa pra uma cidade distante e sozinha aos 17 anos é uma aventura. Meus pais ajudaram no meu processo de instalação. Compraram os móveis e ficaram durante a montagem e tal. Minha mãe deixou a geladeira cheia e o congelador com comida congelada. Até fizeram o plano de internet que eu reclamarei bastante em breve. Foram embora no domingo às 5 da manhã. 
Foi muito esquisito pensar que a partir dali eu morava sozinha. Mas a ficha leva um tempinho pra cair. Eu não consegui dormir e fiquei fuçando a internet com meu 3g horrível e assistindo TV. Não chorei exatamente na hora. O choro veio quando fui escovar os dentes e só tinha uma escova no armário, só uma toalha no banheiro. Coisa boba, mas atingiu... E depois desse primeiro dia com macarrão feito na hora e molho congelado é que vieram os aprendizados. 
1- Cozinhar é uma beleza, quando você não tem que limpar 
Eu gosto de fazer arroz, brigadeiro e outras coisas. Mas pensar que você é a única responsável por limpar a bagunça depois faz perder a magia. Sempre que eu podia não sujar mais coisas eu preferia. O que não significa comer bobeira ao invés de almoço porque salgadinhos e biscoitos não sujam louça. 

2- Tem que limpar a casa 1 vez por semana SIM!
Ok, eu achava exagero da minha mãe, limpar tuuuudo, toda semana, mas não é. Quem mora sozinho precisa ter uma rotina de limpeza da casa senão vira tudo uma zona. Primeiro é lembrar de não deixar o apartamento se transformam num monstro durante a semana, depois tirar um dia, domingo no meu caso, pra colocar ordem na bagunça. Você vai acabar achando uma rotina, mas pra mim, uma vez por semana é o ideal. Tirar pó dos móveis, colocar roupa de cama, banho e as minhas na máquina, lavar o banheiro, limpar o chão. UFA! 
Levo no máximo duas horas se tiver concentrada. Sem concentração pode levar muito mais horas. 
3- "Vou poder chegar a hora que eu quiser." Não é bem assim querida. 
Você que tá achando que vai sair da casa de mamãe e papai e vai poder chegar a hora que quiser sem dar satisfações, sinto muito tirar sua ilusão. Ah, mas nem no final de semana? Não! 
Claro que morando sozinha a gente acaba tendo mais liberdade, mas com isso vem a responsabilidade. Se chegar as 4 da manhã, vai dormir que hora? Vai acordar que hora? Quando você vai limpar a casa? Tem todas essas coisas. Além de que se você não tiver carro, vai voltar tarde com taxista? Com amigo? 
Seus pais ainda pagam suas contas? Você ainda vai ter que falar onde está indo, com quem e que horas volta. Tem que dar satisfação sim. 
É tanta responsabilidade que saindo sempre, pouquíssimas vezes voltei depois de meia-noite. 
4- Seja amiga dos vizinhos 
Ser amiga dos vizinhos me salvou a pele algumas vezes. Fiquei sem água no meu chuveiro por conta de ar no encanamento e pude usar o banheiro da minha vizinha. Meu vizinho consertou minha tranca da porta, entre outros perrengues que eu passei morando sozinha. 
Conhecer os vizinhos e não ter briga com eles é importante. É fácil construir essa relação. 'Bom dia', 'boa tarde', 'boa noite' e 'como vai?' nos corredores, não incomodar com música alta e oferecer sua ajuda. 
5- Nem só de chatice a vida sozinha é feita. 
Até agora eu só tinha falado coisas chatas, mas gente, claro que tem suas alegrias! Se você não quer arrumar hoje, pode deixar pra amanhã. Chegar tarde pode às vezes. Usar roupas que não combinam, ou não usar roupas. Levar amigos em casa. Comer doce às onze da noite. A possibilidade de decorar a casa toda com seu estilo. 
6- Guarde os telefones de delivery, da imobiliária, da internet.
Ter o disk-pizza que recebe cartão em casa, do chaveiro, do encanador, do taxista confiável... Uma hora você vai precisar. Guarde tudo junto na mesma gaveta e vai achar na hora do desespero. 
7- Google IT
Se você não sabe, google it. O google tem a resposta pra tudo que você pensar. Consertei meu chuveiro assim e tem de tudo nesse lindo. Receitas, até de miojo! Só não use pra se autodiagnosticar e tomar remédio.
8- Whatsapp essa criação maravilhosa. Skype também. 
Como estar em contato com sua família que mora longe gastando pouco? Essas criações maravilhosas ajudam a manter a relação com seu amigos e familiares sem prejudicar o orçamento. Tá achando que eu sou mão de vaca? Faz um DDD com sua mãe todo dia que você vai descobrir o porquê. 

Tem tantas outras coisas que eu posso ter esquecido que convido vocês que moram sozinhos a completar esse post nos comentários. 

domingo, 15 de junho de 2014

Pra felicidade de todos, eu voltei!

Quanto tempo né gente? Pra mim parece que foram uns 7 meses, digo isso o tempo todo.
Nesses dois meses MUITA, MAS MUITA coisa MESMO aconteceu.
1- eu mudei de cidade
2- eu morei sozinha
3- eu comecei a faculdade
4- eu cursei um bimestre de medicina
5- eu fiz prova
6- eu passei 1 mês e meio sem internet
Peço desculpas sinceras pelo meu sumiço, mas é justificável né? Foram dois meses intensos e cheios de aprendizado. Foram tantas histórias que quero contar pra vocês, mas eu tenho algum tempo de férias pra não encher de uma vez e acabar sem assunto.
Quero começar contando sobre o número 1 e ao longo da semana eu posso ir contando mais sobre os outros? Combinamos assim?
Mudar de cidade foi um baque ENORME! Eu cheguei lá, sem amigos, com um apartamento vazio, meus pais por uma semana e sem noção nenhuma de direção.
Adoraria contar que foi uma mudança tranquila, mas não foi! Me mudei em semana de feriado e passei uns dias sem móveis em casa. Na segunda feira eu tinha um colchão e um ventilador. No sábado os últimos móveis foram montados e eu acreditava estar instalada.
Me perdi tantas vezes que nem sei contar. Meus amigos sabem. Fui parar em um bairro que só tinha asfalto na linha do ônibus porque quis descer mais perto de casa. Em outra, o ônibus trocou a linha enquanto estávamos dentro (estávamos, vejam que carreguei mais 2 amigos pra aventura). Já fiz taxista e amigos me dando carona entrarem na rua errada várias vezes!
Superei tantas coisas com muito bom humor e sendo zoada sempre!
A cidade parece um pouco com a minha. Nem muito grande, nem tão pequena. Tem alguns lugares pra sair a noite, mas ainda não achei lugar bom pra fotografar (quem dera ter tempo pra isso). E faz muito calor! MUITO! Fiz um vídeo durante a mudança e queria mostrar pra vocês.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Primeiro Vídeo: Compras pro APê

Gente, eu tava super ansiosa e animada pra gravar o primeiro vídeo. Ele faz parte do processo de reformulação do blog, então aguardem mais coisas em breve.

Por enquanto vamos ficando só com o vídeo. É sobre as coisas que eu comprei pro meu apê em Rondonópolis. Ainda falta comprar muita coisa, e eu só me mudo um pouco antes da metade do mês que vem, farei mais vídeos sobre a mudança.

Me perdoem a qualidade do áudio, eu estou testando essas coisas ainda. E a edição não ficou muito boa porque estou aprendendo a mexer no Adobe Premiere.

Joinha pela bagunça no quarto.

Um beijo, e se quiserem fazer mais perguntas, deixem comentários aqui, ou lá no YouTube.