Mostrando postagens com marcador feminismo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador feminismo. Mostrar todas as postagens

sábado, 8 de agosto de 2015

Meu namorado não apoia minha transição. E agora?

Nesses dois anos de transição, muitos grupos no facebook e muita discussão em muitos comentários, uma das coisas que eu acho mais triste de ler é "Meu namorado/marido não apoia/deixa minha transição capilar". Sempre fico muito chateada por pensar que essa falta de apoio, ou esse impedimento por meio de brigas está minando a autoestima de tantas mulheres. Por isso, resolvi escrever esse texto.
Namorados ou maridos são pessoas importantes em nossas vidas. Não dá pra falar "dane-se, pronto e acabou", como a gente faz com quem não é importante. Nós esperamos que eles nos apoiem em nossas decisões, seja uma grande decisão de carreira ou nosso corte de cabelo. E numa fase tão sensível da vida de tantas mulheres que é a transição, palavras ruins ou a indiferença de quem a gente ama, pode deixar esse período ainda mais difícil.
O namorado/marido que fala que você vai ficar feia, que cabelo liso é mais bonito, que se cachear ele te larga, além de estar sendo um babaca, está sendo abusivo. Seu corpo, seu cabelo, suas roupas e maquiagens são os meios que você tem de se expressar para o mundo, e se seu companheiro te deixa para baixo pelo jeito que você é ou quer ser, com certeza ele não é o parceiro ideal para você. Procure identificar se você está sofrendo violência psicológica. Não é normal que quem diz que te ama, te trate mal, te faça te sentir triste. Pra vocês saberem mais sobre relacionamentos abusivos, tem esse vídeo maravilhoso da Jout Jout: Não tira o batom vermelho (Não tira esses cachos também não menina!) Se você reconhecer algum dos sinais, miga, procura as amigas, toma coragem, força, eu sei que não é fácil e dá um pé na bunda desse babaca. Você merece mais que isso.
"Ele te faz de vez em quando, se sentir burra, feia, estúpida, inferior a ele, e faz você achar que é uma benção ele estar ao seu lado porque ninguém merece uma pessoa como você, mas ele aguenta. Então você tem que ficar pianinho, porque se você perder aquele ali, você nunca mais vai conseguir ninguém" - Jout Jout


"Não, Ana. Meu namorado/marido não é esse tipo de cara, mas ele não me incentiva de jeito nenhum. Nunca fez um elogio, nem se manifestou em relação à minha transição." Menos mal, mas continua meio bosta né? O que podemos fazer agora? Sentar e conversar.
Em toda grande decisão a gente gosta de ter apoio. Apoio é importante pra não desistirmos, pra termos certeza que estamos no caminho certo. Então é interessante buscar apoio de quem está com você nesse momento, e é aí que é necessário explicar pro cara porque você está em transição e porque é tão importante que ele esteja com você nessa fase da sua vida.
Diga seus motivos, seus desejos, mostre resultados de outras garotas, explique porque é um grande passo para sua vida. E se mesmo assim, não surtir efeito, tá na hora de dar uma analisada nesse relacionamento. Ele é sempre tão frio e indiferente a coisas importantes da sua vida? Ele não liga para o que te faz feliz? Ele não te incentiva a atingir seus objetivos? Não é um bom sinal amiga.
Espero que apesar dos pesares, com ou sem apoio do seu parceiro, com ou sem parceiro, você consiga seguir sua transição. Pense sempre que tem alguém que importa, busque as amigas dos grupos, busque informação, aprenda a se amar e saiba seu valor. Você é preciosa, nada menos que isso. Faça sua transição por você e por mais ninguém.


segunda-feira, 16 de junho de 2014

7 Lugares legais na internet

A internet tá aí cheia de informação, vídeos, amigos e diversão. Mas eu não sei se é só comigo, meu feed, minha rede tem muita coisa ruim. Que fere, que incomoda, que me deixa pra baixo. Pensando nisso e por acreditar não estar sozinha, resolvi fazer essa lista de coisas legais pra se ver na internet.
Lugares com bom conteúdo, voltado para garotas jovens e que as valorizam antes de qualquer coisa.
1- Revista Capitolina
A Capitolina é uma revista online independente, feita pra meninas de 14-18 anos. Várias colaboradoras, jovens e lindas que se uniram pra fazer uma revista que inclui garotas de todas as classes, raças, orientações sexuais e interesses.
Conheci há pouco, e ainda não consegui ler tudo. Por enquanto só amor por essa revista, desde sua iniciativa, até seus textos e colaboradoras. Parabéns meninas!
2- Não aguento quando 

O Não aguento quando nasceu da ideia de 7 universitárias que queriam um lugar pra compartilhar as pressões que sofriam desde a infância. Surgiu então como um espaço colaborativo de discussões no facebook que foi crescendo até chegar no que é hoje.
O NAQ tem uma loja cheia de fofuras decorativas e utilidades (quero tudo gente, é um absurdo), um site com notícias, referências e reflexões. As ilustrações são lindas e tem um estilo marcante.
3- Girls With Style

O GWS eu acompanho há pouquíssimo tempo em relação há quanto ele está no ar. Desde 2008, 3 meninas mantêm o blog com conteúdo sobre moda, rock, maquiagem, namoro e muitas outras coisas que estão presentes na vida de garotas adolescentes. 
Elas também mantêm uma loja com acessórios, t-shirts e outras coisas lindas. 
Não vou entrar em detalhes pra não estragar a surpresa. Só entrem! <3 

Fiquei insegura de postar páginas do facebook por aqui. Muitas vezes chegam pessoas irritantes nos comentários que tornam o lugar legal em um monte de lixo. Mas essa página merece por manter o diálogo sempre legal, expulsar os trolls e cuidar da sororidade. 
Eu não sei de quem é a página, mas já falei inbox com uma das moderadoras e sei que a página é feita por e para mulheres jovens. Ela serve pra criticar posturas machistas dentro do mundo geek e fora dele, estimulando o amor entre mulheres e mostrando o que há de especial em cada uma de nós. 


Porque nem só de colaborações os lugares legais existem. Essa página é de uma menina ilustradora. O estilo dela é inconfundível e ela além do facebook, mantêm um tumblr. 
7- Meninas Black Power 
As meninas black power incentivam o amor aos cabelos crespos naturais, trabalhando com a autoestima das jovens negras. O coletivo é composto por mulheres pretas de diferentes áreas que escolheram manter seus cabelos livres. Elas abrem diálogos, participam de atividades educativas, mantém uma loja e um blog. 
Ufa! As meninas fazem de tudo para que mais negras se amem a cada dia. <3 


sexta-feira, 28 de março de 2014

Ninguém merece!

Acho que todos viram a pesquisa do IPEA sobre violência contra a mulher e homofobia. O resultado, portanto, vocês sabem. 65%, aproximadamente 2 em cada 3 brasileiros concordam que "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas." E 58,5% afirmaram que “se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupro”. Particularmente eu sabia que muitas pessoas, inclusive dentro do meu círculo social, pensam assim, mas não achei que chegava a tanta gente.
Essa ideia é particularmente perigosa, e antes que me digam "tem que mulher que pensa assim e respondeu a essa pesquisa", eu sei. Mas algumas delas usam isso como uma forma de defesa. Ao apontar a roupa ou o comportamento da vítima como justificativa, a mulher se sente segura por não fazer parte desse "grupo de risco".
Infelizmente, se vestir 'decentemente' ou 'se comportar' não basta. De acordo com outra pesquisa do IPEA, pouco mais de metade das vítimas (50,7%) das vítimas de estupro são crianças menores de 13 anos, 88,5% delas são meninas! O que essas crianças deviam vestir? Seus agressores são conhecidos: pais ou padrastos (24,1%) ou amigos e conhecidos (32,2%). O estuprador desconhecido só aparece como maioria quando a mulher é adulta (60,5% dos casos).
Passando aos casos, isoladamente, uma idosa, virgem, foi estuprada e assassinada na frente de sua mãe. Outra mulher foi abusada na frente de seu marido. Um pai estuprou sua filha de 2 meses.
As vítimas de estupro são vítimas. Elas não são culpadas, não merecem, ninguém merece.

terça-feira, 25 de março de 2014

Negahamburguer: arte sobre mulheres reais

Eu conheci esse trabalho no fim do ano passado e me apaixonei pela ideia, pelos desenhos e pela simplicidade e importância desse trabalho. 
Negahamburguer é uma personagem criada pela linda Evelyn, que dá visibilidade ao corpo real das mulheres comuns. Os desenhos, graffitis entre outras intervenções tem um traço marcante e diferente e retrata o corpo feminino sem objetificação, mostrando todos os 'defeitos'.
As personagens são gordas, magras, brancas, negras, portadoras de necessidades especiais ou síndromes. Imperfeitas como todxs nós. Ela faz desenhos presenciais ou baseados em fotos por encomenda, e são lindíssimos. <3
Evelyn também lançou um livro a partir do Projeto Beleza Real, com ilustrações baseadas nos relatos de inúmeras pessoas. 

Confira alguns dos meus preferidos aqui e visite seu site e facebook







Espero que tenham gostado e conheçam mais do trabalho dela. Um beijo e até amanhã!