Há um tempo eu estava querendo começar a rotina low poo, por achar ela mais fácil de ser seguida que a rotina no poo, além de ver ótimos resultados nos relatos das meninas. Primeiro, pesquisei nos blogs e grupos do facebook, mas eu senti muita falta de uma explicação científica e o que dizem os especialistas. E aí veio o problema na minha opinião. Não achei nenhum tricologista a favor dessas rotinas, o que me deixou com o pé atrás.
A rotina low poo exclui o lauril éter sulfato de sódio, um detergente forte e barato comum nos shampoos e que pode ser alérgeno para algumas pessoas, petrolatos, derivados do petróleo que dão aspecto de 'brilho' no cabelo, silicones (eu realmente não sei a diferença dos solúveis e insolúveis e quais são os proibidos e permitidos, no google você acha fácil as tabelas), derivados de pedras de quartzo que dão brilho ao cabelo e parabenos, substâncias que evitam a proliferação de microorganismo e que comprovadamente causam alterações no sistema hormonal. (FONTE)
O que os especialistas dizem:
Todas as opiniões de tricologistas, que eu li, sobre o assunto foram desfavoráveis as técnicas. Eles afirmam que o famoso combo ''bicarbonato de sódio e vinagre' altera o pH do cabelo e pode causar queda. Além disso condenam o famoso 'co-wash' porque dizem que condicionador não tem agentes de limpeza necessários ao couro cabeludo. (FONTE)
O que as 'praticantes' da técnica dizem:
O lauril éter sulfato de sódio é um detergente forte e remove a oleosidade natural do cabelo, ressecando os cabelos secos e causando efeito rebote nos oleosos. Entretanto ele é necessário pra remoção de compostos comuns em cremes como silicones insolúveis e parafina líquida (petrolato).
A parafina líquida, óleo mineral, petrolatos impregnam os fios e causam um falso aspecto saudável, impedindo que o cabelo seja realmente tratado.
Os silicones (alguns) não são retirados pelos shampoos mais fracos, e por apenas darem brilho, sem tratar os fios, devem ser retirados pelos praticantes de low poo. Os silicones insolúveis são abolidos pelos praticantes de no poo.
Por fim os parabenos são substâncias tóxicas que causam alterações hormonais e devem ser retirados para um cuidado mais saudável com o cabelo.
Minha opinião:
Aqui chega minha vez de falar. Eu estou bem dividida até o momento. Os especialistas não demonstram conhecer a fundo a técnica e além disso não podemos negar que há interesse econômico em não difundir essa técnica. Os produtos 'proibidos' são de grandes marcas, enquanto a técnica é baseada em muita receita caseira que não darão dinheiro pras grandes empresas. Entretanto a técnica não tem respaldo de nenhuma grande pesquisa, baseando-se em boca-a-boca e relatos de praticantes. O que eu pensei em fazer aqui foi trazer um pouco dos dois lados. As matérias de ambos os lados são extremamente tendenciosas. É bom questionar e decidir o que é melhor pra você mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário