quarta-feira, 18 de junho de 2014

Morar sozinha: 2 meses

Estou na casa da minha família de férias, mas passei 2 meses sozinha num apartamento na cidade onde faço faculdade. Queria falar um pouco sobre essa experiência e umas coisas que aprendi nesse pouco tempo. 
Sair de casa pra uma cidade distante e sozinha aos 17 anos é uma aventura. Meus pais ajudaram no meu processo de instalação. Compraram os móveis e ficaram durante a montagem e tal. Minha mãe deixou a geladeira cheia e o congelador com comida congelada. Até fizeram o plano de internet que eu reclamarei bastante em breve. Foram embora no domingo às 5 da manhã. 
Foi muito esquisito pensar que a partir dali eu morava sozinha. Mas a ficha leva um tempinho pra cair. Eu não consegui dormir e fiquei fuçando a internet com meu 3g horrível e assistindo TV. Não chorei exatamente na hora. O choro veio quando fui escovar os dentes e só tinha uma escova no armário, só uma toalha no banheiro. Coisa boba, mas atingiu... E depois desse primeiro dia com macarrão feito na hora e molho congelado é que vieram os aprendizados. 
1- Cozinhar é uma beleza, quando você não tem que limpar 
Eu gosto de fazer arroz, brigadeiro e outras coisas. Mas pensar que você é a única responsável por limpar a bagunça depois faz perder a magia. Sempre que eu podia não sujar mais coisas eu preferia. O que não significa comer bobeira ao invés de almoço porque salgadinhos e biscoitos não sujam louça. 

2- Tem que limpar a casa 1 vez por semana SIM!
Ok, eu achava exagero da minha mãe, limpar tuuuudo, toda semana, mas não é. Quem mora sozinho precisa ter uma rotina de limpeza da casa senão vira tudo uma zona. Primeiro é lembrar de não deixar o apartamento se transformam num monstro durante a semana, depois tirar um dia, domingo no meu caso, pra colocar ordem na bagunça. Você vai acabar achando uma rotina, mas pra mim, uma vez por semana é o ideal. Tirar pó dos móveis, colocar roupa de cama, banho e as minhas na máquina, lavar o banheiro, limpar o chão. UFA! 
Levo no máximo duas horas se tiver concentrada. Sem concentração pode levar muito mais horas. 
3- "Vou poder chegar a hora que eu quiser." Não é bem assim querida. 
Você que tá achando que vai sair da casa de mamãe e papai e vai poder chegar a hora que quiser sem dar satisfações, sinto muito tirar sua ilusão. Ah, mas nem no final de semana? Não! 
Claro que morando sozinha a gente acaba tendo mais liberdade, mas com isso vem a responsabilidade. Se chegar as 4 da manhã, vai dormir que hora? Vai acordar que hora? Quando você vai limpar a casa? Tem todas essas coisas. Além de que se você não tiver carro, vai voltar tarde com taxista? Com amigo? 
Seus pais ainda pagam suas contas? Você ainda vai ter que falar onde está indo, com quem e que horas volta. Tem que dar satisfação sim. 
É tanta responsabilidade que saindo sempre, pouquíssimas vezes voltei depois de meia-noite. 
4- Seja amiga dos vizinhos 
Ser amiga dos vizinhos me salvou a pele algumas vezes. Fiquei sem água no meu chuveiro por conta de ar no encanamento e pude usar o banheiro da minha vizinha. Meu vizinho consertou minha tranca da porta, entre outros perrengues que eu passei morando sozinha. 
Conhecer os vizinhos e não ter briga com eles é importante. É fácil construir essa relação. 'Bom dia', 'boa tarde', 'boa noite' e 'como vai?' nos corredores, não incomodar com música alta e oferecer sua ajuda. 
5- Nem só de chatice a vida sozinha é feita. 
Até agora eu só tinha falado coisas chatas, mas gente, claro que tem suas alegrias! Se você não quer arrumar hoje, pode deixar pra amanhã. Chegar tarde pode às vezes. Usar roupas que não combinam, ou não usar roupas. Levar amigos em casa. Comer doce às onze da noite. A possibilidade de decorar a casa toda com seu estilo. 
6- Guarde os telefones de delivery, da imobiliária, da internet.
Ter o disk-pizza que recebe cartão em casa, do chaveiro, do encanador, do taxista confiável... Uma hora você vai precisar. Guarde tudo junto na mesma gaveta e vai achar na hora do desespero. 
7- Google IT
Se você não sabe, google it. O google tem a resposta pra tudo que você pensar. Consertei meu chuveiro assim e tem de tudo nesse lindo. Receitas, até de miojo! Só não use pra se autodiagnosticar e tomar remédio.
8- Whatsapp essa criação maravilhosa. Skype também. 
Como estar em contato com sua família que mora longe gastando pouco? Essas criações maravilhosas ajudam a manter a relação com seu amigos e familiares sem prejudicar o orçamento. Tá achando que eu sou mão de vaca? Faz um DDD com sua mãe todo dia que você vai descobrir o porquê. 

Tem tantas outras coisas que eu posso ter esquecido que convido vocês que moram sozinhos a completar esse post nos comentários. 

Nenhum comentário: