No post passado dei dicas para essa semana antes do ENEM, para relaxar e revisar. Bom, espero que estejam lidando bem com a proximidade da prova. E na hora? Como vai ser? Preveja possíveis problemas e elimine-os antes que virem dor de cabeça.
Verifique seu local de prova e estime o tempo pra chegar lá. Se você vai de ônibus é muito importante olhar as linhas do dia pra não ter problema. Marque o tempo que leva pra chegar e tente antecipar em alguns minutos sua saída se vai de carro. Muita gente vai pro mesmo local, vai que rola um trânsito chato no caminho. Minha dica é estar no colégio 40 minutos antes do fechamento do portão, assim há tempo de concentrar e evitar imprevistos.
Acho que nem precisa falar dos documentos né? Identidade e o cartão de confirmação na mão!
Bom, o ENEM pede que a redação e os gabaritos sejam feitos com caneta preta. PRETA! No ano passado, na sala que fiquei uma mulher levou caneta azul depois de um monte de propagandas na TV. Imaginem esse ano que até agora não vi propaganda nenhuma?! Minha dica é: levem duas canetas pretas, de corpo transparente, afinal nunca se sabe.
ENEM não é piquenique! Eu sei que muita gente come quando está nervosa, mas isso não é motivo pra levar pacote de salgadinho fedido e uma caixa de bis pra ficar fazendo barulho enquanto outras pessoas tentam fazer prova. Seja educado e sensato. Uma ou duas barrinhas de cereal dão conta dessa fominha de nervoso e dão energia pra tantas questões. Leve água pra não ficar com doce na boca e ter que sair de sala à toa. Antes da prova, nada de comidas pesadas pra não dar sono.
Pule questões difíceis. O ENEM tem muitas questões fáceis, perder tempo nas complexas atrapalha o resto. Pule, e volte se der.
Faça a redação antes. Se você deixar por último, talvez não dê tempo de escrever um bom texto. Além disso, terá uma visão melhor do tema com a cabeça fria. Passe a limpo entre Linguagens e Matemática, ou ao fim da prova.
Quem tiver mais dicas deixe aí nos comentários. E aí? Preparados?
Nenhum comentário:
Postar um comentário