domingo, 1 de setembro de 2013

Desacelere

Hoje é domingo. Provavelmente você acordou tarde, almoçou quase três horas da tarde. Domingo é o dia da preguicinha, de desacelerar pra recarregar as baterias pra vida corrida que começa amanhã. Não! Não precisa ser tão corrido assim.

Tente essa semana desacelerar. Eu sei que pode parecer difícil, mas vai por mim, às vezes você dificulta as coisas. Quanto tempo você leva pra se arrumar de manhã? Tempo demais né. Ficou 10 minutos procurando e/ou escolhendo a roupa que vai usar. Por que não fez isso na noite anterior? Não achou o sapato no meio desse monte de bagunça. É, eu sei o que acontece aí. Se você se organizar, vai poder desacelerar.
James Gleick diz que “A aceleração é uma escolha que fizemos. Somos como crianças descendo uma ladeira de skate. Gostamos da brincadeira, queremos mais velocidade”. Criamos elevadores, escadas rolantes, carros mais rápidos e botões de acelerar qualquer coisa. Nossos avós sempre dizem que no tempo deles era tudo mais sossegado, não essa correria de hoje em dia, eles não corriam porque faziam o que era realmente importante: trabalho e cuidar de seus filhos. Os carros andavam a 40 km/h e estava tudo bem.
Ganhar tempo, ganhamos, mas ganhar tempo para o quê? Você gasta esse tempo com seus amigos e sua família? Estudando coisas divertidas? Se não investe esse tempo em nada em particular, desacelere! Só amanhã: não fure o sinal, aguarde e evite um acidente ou uma multa. Não aperte o botão do elevador duas vezes (não adianta nada!). Não dê um selinho rápido, beije apaixonadamente. Ande devagar. Se arrume mais cedo e chegue na hora. Depois de fazer isso, me conte como foi seu dia. Aposto que será bem menos estressante.

Nenhum comentário: