terça-feira, 9 de julho de 2013

Seja bel@ - Uma reflexão sobre a beleza

O que é beleza? Eu sei o que não é. Beleza não é um molde, ou pelo menos não deveria ser.
Já tentei ser bela nos padrões brasileiros, ter uma bunda enorme e ser toda curvilínea, mas eu não sou assim, minha genética não me permite. Tentei ser bela nos padrões europeus, mas é impossível com minha pele escura e cabelos rebeldes. Por fim tentei ser bela nos meus padrões e finalmente sou.
Quando mais nova eu me achava feia, pudera. Estudei num colégio particular e como consequência, uma maioria branca, com lindos cabelos lisos, enquanto eu usava óculos, cabelo sempre amarrado e além de tudo, tímida e com boas notas. Não sofri bullying, mas passei alguns anos ouvindo ‘baranga’ ‘coisa feia’ e ficando de foras de grupos que só me queriam quando tinha algum trabalho difícil. No final desse inferno, empurrava os estudos com a barriga pra não ter que ajudar gente que eu odiava.
Hoje me sinto bela. Depois da mudança de colégio, começar um namoro e ter boas amigas, comecei a perceber que eu sempre fui bonita, mas não queriam que eu acreditasse nisso. O que eles queriam foi o que quase conseguiram. Que largasse os estudos para tentar me encaixar, pra ser bela e me juntar a um rebanho de gente fútil. E nem eles sabiam que queriam isso.
E por que eu sou bela? Meus olhos brilham por trás das lentes do meu óculos gigantes. Minha boca tem um coração de cabeça pra baixo desenhado pela genética. Meus dedos das mãos são tortos e engraçados, tenho uma covinha no queixo. Meu cérebro está cheio de histórias incríveis que já li ou inventei, lembranças maravilhosas, planos e ideias. Ninguém vai ser como eu e isso é lindo.
Sim, tem coisas que eu acho feio em mim, tem dias que acordo me sentindo a pessoa mais horrorosa do universo. Acho que todos tem seus momentos. Felizmente não estou mais neles. E queria muito que ninguém estivesse. Não gostaria de terminar sendo clichê, mas a gente acha lindo o que ama. Ame-se. Seja bel@!


Continuarei fazendo posts sobre cosméticos entre outros. Não é hipocrisia. Faço as coisas porque gosto, e se tem algo que eu amo é cuidar de mim! 

Nenhum comentário: