Eu fiz 16 anos no início do ano e agora posso ter um título de eleitor. Apesar de ser obrigatório apenas depois dos 18 e até os 70, eu quis fazer. Ano que vem tem eleição pra presidente, governador, senadores e deputados e eu quero participar disso.
Então eu estava procurando como fazer, e minha prima conversou com minha mãe e falou que tinha feito o pedido pela internet, quando chegou no cartório rapidinho estava pronto. Daí eu fui achar como ela tinha feito e vou relatar como eu fiz em passos.
1- Entre no site do TSE- Pré Atendimento Eleitoral
Você preencherá um formulário com nome da mãe, pai, o seu, data de nascimento... Depois um com endereço e o local que você quer finalizar o atendimento. Guarde o número de protocolo porque será importante.
No final do processo, você vai ser informado do local e até que dia você deverá finalizar o pedido.
2- Os documentos
Você deverá levar comprovante de endereço, carteira de identidade, CPF, certificado do alistamento (os homens devem saber mais sobre isso do que eu) para homens acima de 18 anos.
3- No cartório
Se você mora em uma cidade que está fazendo recadastramento biométrico, provavelmente os cartórios estarão lotados. Sem querer desanimar ninguém, mas eu cheguei as 2 da tarde e sai as 5:20. Você pega senha e espera ~muito~. Após apresentar seus documentos e @ funcionári@ completar seu cadastro, assina num aparelho e depois coloca todas as suas digitais, uma a uma, em outro. Tira uma ~linda~ foto. Provavelmente te falarão colégios eleitorais próximos pra você escolher um.
Agora é só assinar seu nome no título e em outro formulário.
Menores de idade podem ir sozinhos, sem problema!
O processo pode variar dependendo da cidade. Verifique o prazo para retirar o título, ou recadastramento biométrico. E o mais importante, pense bem em quem irá votar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário