1- Tenha uma rotina
Estabeleça uma rotina e a siga, mas abra espaços para mudanças. Não seja tão rígido, mas criterioso. Você pode sair pra um sorvete na hora que tinha que lavar a louça, desde que a lave depois, mas não ir pra uma festa, quando você tinha que estar estudando.
2- Liste o que toma seu tempo.
Isso serve principalmente para as manhãs. O que toma seu tempo? Separar a roupa pro colégio? Arrumar a mochila? Liste tudo. E o que for possível, faça pela noite. É a melhor coisa do mundo! Quando eu esqueço de fazer isso, meu dia já começa agitado e o resto do dia não flui tão bem. Tenha rotinas noturnas!
3- Agende
Agende tudo. Aquela visita pra sua avó, ou a festa do fim de semana, até o dia e hora que você vai no mercado. Com tudo agendado, você cria uma segurança que não vai esquecer e providencia tudo que precisa antes pra não perder tempo. Tenho um post sobre agendas e caderno de notas aqui.
4- Ache seu aplicativo
Eu já usei vários aplicativos de organização de tempo. Mas juro que não achei o meu ainda. Eu esqueço de atualizar, alguns são difíceis de entender, outros pesados demais. Se querem um que eu gostei bastante, foi o Astrid, só que ele tomava muito espaço no meu celular, e aí eu desinstalei ele.
5- Crie um tempo só seu
Pode ser um dia da semana, algumas horas, o momento do seu banho. Todo mundo precisa de um tempo para relaxar. Escolha um pra você e o respeite. Se alguém te chamar pra fazer alguma coisa legal, vá! Mas esse tempo é seu. Não é hora de estudar, nem de arrumar nada. É pra relaxar. Meu momento assim é o sábado a noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário